PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O EVANGELISTA

O EVANGELISTA

Uma regra bem simples que contribui para a evangelização e facilita a convivência diária com pessoas que não conhecem a Cristo é entender o que Deus tem a nos dizer sobre o assunto da salvação. Evangelização e salvação estão intimamente ligados e tem a ver com a convivência social.

Salvação e Evangelismo

Primeiramente devemos saber que a salvação enviada por Deus através de Nosso Senhor Jesus Cristo segue regras.

Vejamos algumas delas:

“NINGUÉM PODE VIR A MIM SE PELO PAI NÃO FOR CONCEDIDO” - João 6:65

“Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada”. - Mateus 15 : 13

Por esses versículos concluímos que não podemos "salvar" ninguém. Só Deus conhece os seus escolhidos. É Ele quem vai buscá-los. É Ele quem os convence, os liberta, os transforma e os salva. Nós não sabemos quem são eles e nem sequer onde eles estão. Só Deus sabe quem são e onde estão.

Por outro lado, pregar para todo mundo não é bíblico. Jesus mesmo é quem nos adverte:

"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem." - Mateus 7 : 6

O que fazer então?

Já que não podemos salvar ninguém e que não é conveniente pregar o Evangelho para qualquer criatura, o que podemos fazer então? O que podemos fazer é orar em favor dessas pessoas e nos colocar sob as mãos de Deus para que nos use em alguma oportunidade. Se entre eles houver algum escolhido, Ele mesmo criará a oportunidade para que possamos falar sobre o Evangelho com eles.

Pra que pregamos então nas praças, rádios, TVs, internet?

Mas se Deus tem seus escolhidos, é inútil a pregação levada a todos os homens? Pra que pregamos então nas praças, rádios, TVs, internet? A resposta é que toda pregação tem duas finalidades: Salvação ou Testemunho. Quando a pregação atinge um "escolhido", ela tem poder de salvá-lo. Quando a pregação atinge alguém cujo nome não está entre os escolhidos de Deus, essa pessoa estará recebendo apenas o testemunho de que ouviu a Palavra de Deus, embora Ele saiba que essa pessoa jamais se converterá de todo o seu coração. Ela poderá seguir o caminho, mas em algum tempo da vida se desviará.

Condição de Permanência na fé

Por isso, muitas pessoas não permanecem na fé. Porque não estão entre os escolhidos. E os escolhidos são aqueles que Deus viu d’antemão que guardariam a Sua Palavra num coração honesto e sincero, e dariam fruto com perseverança até o último momento de suas vidas.

Em suma, meu irmão, faça o seu trabalho, suas orações e não se esqueça de se colocar nas mãos de Deus e o mais Ele fará através de você quando chegar a hora certa. Amém?

Regra bíblica para Evangelização: o bom porte em Cristo

Já sabemos que não podemos salvar, mas sem dúvida, podemos contribuir para a salvação. E de que maneira faremos isso? Através de nosso “bom porte em Cristo”.

A melhor receita para a evangelização, de acordo com as Escrituras, ainda é a abordagem pessoal, lenta, sem pressa, onde primeiro conquistamos a confiança e amizade das pessoas, sempre dando um bom testemunho através de nossa conduta. O bom testemunho é o nosso “bom porte em Cristo”. Essa receita milenar foi registrada por Salomão: "EM TODO O TEMPO AMA SEU AMIGO E, NA ANGÚSTIA, NASCERÁ UM IRMÃO" - Provérbios 17,17.

Vemos então que o bom testemunho, seguido de demonstrações de amizade, confiança, respeito, amor e companheirismo contribui muito para a evangelização. O bom testemunho é, ao mesmo tempo, requisito e virtude, e é essencial no trabalho evangelístico.

Maus testemunhos e escândalos são prejudiciais à Evangelização

Ao contrário do “bom testemunho” os “maus testemunhos” e os escândalos sempre endurecem os corações e contribuem para que as pessoas fiquem predispostas a julgar negativamente o Evangelho. É bom evitar os escândalos e sempre dar um bom testemunho. O apóstolo Paulo coloca isso como uma regra, uma obrigação cristã: "Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado" – 2º Cor 6:3. O quanto Deus é glorificado pelo “bom testemunho” de um cristão sincero, firme e verdadeiro! Cristãos assim são ferramentas valiosas e poderosas nas mãos de Deus.

Benefícios pessoais do “bom testemunho”

Além de ser requisito essencial à evangelização, o bom testemunho acompanha o cristão, revela sua firmeza espiritual, fortalece sua salvação, livra-o dos tropeços e garante sua entrada e permanência no Reino de Deus: “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Separados para a obra evangelística

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Efésios 4:11-12

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13:2.

Sem sombra de dúvidas a evangelização é um dom e um minisitério exclusivo do Espírito Santo: Ele mesmo prepara, Ele mesmo capacita, Ele mesmo ordena, Ele mesmo envia, Ele mesmo guia o evangelista.

Afinal, o evangelista terá sobre si uma grande obra e uma grande responsabilidade:

Ele será um Embaixador de Cristo, um semeador de luz, um manacial de bênçãos e um portador da Salvação.

Um Evangelista em ação

O evangelista pode ser requisitado para a obra a qualquer momento. Por isso, deve estar sempre preparado, “em Espírito”, pronto a responder ao chamado do Senhor. O “quando e onde” será revelado pelo Senhor, cabendo a ele o “estar sempre pronto”. Felipe estava pronto e Deus, então, lhe indicou onde e quando seu trabalho seria necessário:

E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.

E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,

Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.

E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?

E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.

E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.

Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.

E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?

Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.

E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. – Atos 8:26-40

A importância do Evangelista

Através dele almas chegarão à Salvação pela sua habilidade em manusear o dom da Palavra de Deus e mostrar o plano divino que está sendo revelado por Jesus Cristo. O apóstolo Paulo, por exemplo, o maior de todos os evangelistas, está salvando almas até o dia de hoje através de seus escritos ungidos que atraem multidões a Cristo. E para levar a cabo tudo isso, o Evangelista necessita de serenidade, paciência, sobriedade e presença do Espírito no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus." (1º Pe 3:4), para vencer as intempéries que enfrentará: "Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (II Timóteo 4 : 5)

Se você é um dos tais e recebeu do Senhor Jesus Cristo esse dom, você tem em suas mãos um grande Ministério.

Deus te abençoe para que cumpra o teu Ministério.

Que a paz do Senhor Jesus Cristo com todos..

Do irmão em Cristo,

Pr. Wagner Cipriano

NOSSOS SITES:

Biblias Eletrônicas

Noticiário Evangélico

Biblioteca Evangélica

UNE Brasil

Portal Shekinah

IEM Noiva de Cristo

Hinário Cristão

Nenhum comentário: