PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

sábado, 22 de maio de 2010

Os cristãos devem julgar uns aos outros?

 Os cristãos devem julgar uns aos outros? 
por Marsha West
Um dos maiores problemas da Igreja é que alguns cristãos são demasiado confiantes. Jesus advertiu: "Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós em pele de cordeiro, mas por dentro são lobos devoradores." (Mateus 7:15). Longe demais das ovelhas acatar as palavras de nosso Senhor. Mesmo quando os crentes são advertidos sobre alguns falsos mestres, que sopram como alerta contra seguir cegamente esses lobos.Você provavelmente já ouviu isso muitas vezes: "A Bíblia não diz para ser juiz." O que a Bíblia realmente diz é que não devemos julgar o...
coração de uma pessoa ou suas motivações. "Mas o que é espiritual julga todas as coisas", diz o apóstolo Paulo, "mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo" (1º Cor 2:15-16). De acordo com Paulo os  verdadeiros seguidores de Jesus são da mesma opinião. Quando você tem a mente de Cristo você tem discernimento espiritual. Cristãos (que estão andando com Cristo) tem autoridade para julgar as palavras e ações das pessoas.
Como você sabe se alguém é um falso mestre? Você vai e confere nas  Escrituras! Em 2º Timóteo 3:16-17 Paulo diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído em toda boa obra."
Sem dúvida, alguns cristãos continuarão a queixar-se, dizendo que "julgar" não é bíblico baseando-se somente em Mateus 7:1-3: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo que julgais vós sereis julgados, e com a  medida com que medirdes sereis medidos. Por que vês tu o argueiro que está no teu olho do irmão, porém não viga que está no teu olho?". O que eles não conseguem entender é que o Espírito de Deus concentra seu trabalho em regenerar os cristãos.
Assim, se fomos regenerados, temos a mente de Cristo! Quanto aos incrédulos, a Escritura ensina claramente que o homem [o homem natural não regenerado] "não recebe as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1º Cor 2, 14). Assim, a pessoa não regenerada não consegue -e não pode- compreender as coisas de Deus. Surpreendentemente, um número crescente de auto-professos cristãos pensam que as coisas de Deus são loucura. A boa notícia é que os crentes que lêem e estudam a Bíblia não são facilmente absorvidos e enganados por apóstatas. Mas, mesmo os crentes maduros podem ter as lãs puxadas sobre seus olhos (véu), se eles deixam de ser bereanos. Foi por esta razão que João escreveu este aviso: "Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas têm saído pelo mundo" (1º João 4:1).

Fonte: http://www.renewamerica.com/columns/mwest/100427
Should Christians "judge" others? You betcha! By Marsha West - Traduzido por Wagner Cipriano para o Bíblioteca Evangélica

COMENTÁRIO BÍBLICO: Bereanos são aqueles que conferem nas Escrituras se o que ouvem é verdade bíblica, se é apostasia ou falsa doutrina. É o que faziam os de Beréia:
Atos dos Apóstolos 17:10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Atos dos Apóstolos 17:11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

LEIA TAMBÉM:

Sobre como ler a Bíblia

Sabemos que a Bíblia é obra de Deus e quem a escreveu foram homens cheios do Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo é o autor da Bíblia. Tanto que, ao lê-la, você compreende como a Bíblia parece ter sido escrita por apenas uma pessoa, já que mantêm unidade de propósitos e pensamentos do início ao fim. Ela é fruto dos pensamentos e propósitos do próprio Deus. Assim, sugiro a você o mesmo que, um dia, meu pastor, ao me presentear com minha primeira Bíblia me disse. Ele me aconselhou que, sempre que a fôsse ler, lembrasse de que Deus a escreveu e que Ele, que tudo sonda e tudo vê, até mesmo nossos mais íntimos pensamentos, poderia falar comigo através das Escrituras. Através dela poderia me aconselhar e me guiar.
Sim, ela é letra, mas se, antes de abrí-la, pedirmos em oração a orientação do Espírito Santo, ela será uma ferramenta de aprendizado poderosíssima.
Assim, antes de lê-la, a cada dia, peça em oração a direção, a revelação e o entendimento do Espírito Santo, pois só ele sabe o real sentido de toda a Palavra ali contida. Afinal, ninguém melhor do que o próprio autor de um livro para saber qual a intenção de suas palavras:

2 Pedro 1:21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Esse procedimento já lhe garantirá comunhão entre você e Deus. Então, Ele, e somente Ele será seu guia, mestre e professor.
Isso lhe garantirá o mesmo sucesso que o apóstolo Paulo teve, pois embora tivesse ele sido aluno do mestre Gamaliel, aprendeu dele apenas a letra das escrituras sagradas. Mas, quando na estrada de Damasco foi cegado e lançado por terra pela coluna de fogo, sua vida mudou, e então pôde entender que...

Nenhum comentário: