PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Amuletos e Imagens




Amuletos e Imagens
Pr Airton Evangelista da Costa

Anéis, figas, pulseiras, fitinhas, cordões de ouro, rosas, perfumes, lençóis, vassouras-afasta-diabo, sal-grosso-derruba-demônios, sabonetes de descarrego; palmilhas, pedras e lenços ungidos; óleo ungido, água fluidificada, cajados.


Jo 4.24 = Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Gn 12.3: Em ti [Abraão] serão benditas todas as famílias da terra.

Êx 20.4-5: Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te inclinarás a elas nem as servirás.


Lv 26.1: Não fareis para vós ÍDOLOS, nem levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis figura de pedra na vossa terra para inclinar-vos diante dela.Eu sou o Senhor vosso Deus


Nm 33.52: {Disse o Senhor a Moisés, para que falasse ao povo): Destruireis todas as suas imagens de escultura e as de fundição.

Salmos 41.29: As suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição não passam de vento e confusão.

Salmos 97.7: Confundidos sejam todos os que adoram imagens de escultura, que se gloriam de ídolos inúteis.

Salmos 115.4: Os ídolos deles são prata e ouro, obras das mãos do homem; têm boca, ouvidos, mãos, pés, mas não falam, não ouvem, não andam. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e os que neles confiam.

Isaías 41.29: As suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição não passam de vento e confusão.

Isaías 42.17: Os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: vós sois nossos deuses, tornarão atrás, e se confundirão de vergonha.

Isaías 48.3-5: As primeiras coisas desde antiguidade as anunciei, pronunciou-as a minha boca, e eu as fiz ouvir... para que não dissesses: o meu ídolo fez estas coisas, ou a minha imagem de fundição as mandou.

Atos 7.41: Naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.

Atos 15.20: Abstenham-se da contaminação dos ídolos.

Jr 8.19: ...Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?

Jr 10.8: Todos eles se embruteceram e se tornaram loucos; são ensinados por ídolos vãos de madeira. (14) Todo homem se embruteceu e não tem conhecimento. Da sua imagem de escultura envergonha-se todo fundidor. Suas imagens são mentira e não há espírito nelas.

Daniel 3.18: Fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste (Sadraque, Mesaque e Abedenedo, a Nabucodonosor).

Miquéias 5.13: Arrancarei do meio de ti as tuas imagens de escultura, e tuas não te inclinarás mais diante das obras das tuas mãos .


Hebreus 2.18: Que aproveita a imagem de escultura, visto que a esculpiu o seu artífice? Ou a imagem de fundição que ensina a mentira?

---------------------------------------------------------------------------------------------------1 Co 10.l4: Fugi da idolatria.

2 Co 6.16: Que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Vós sois santuário do Deus vivente.


1Ts 1.9: Dizem-nos como vos convertestes dos ídolos a Deus, para ouvirdes o Deus vivo e verdadeiro.


1 Jo 5.21: Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

Gl 5.21: Os que cometem tais coisas [idolatria] não herdarão o reino de Deus.

Efésios 4.13-14: Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro.

1 Jo 5.18: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda Aquele que nasceu de Deus, e o maligno não lhe toca.

1 Jo 2.12-13: Eu vos escrevo [filhinhos, pais e jovens] porque vencestes o maligno.

João 1.12: Todos quantos O receberam, àqueles que crêem no Seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.

Rm 8.17: Se nós somos filhos, logo somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.

Rm 12.1: Ofereçam-se a Deus em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

2 Tm 4.2: Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda a longanimidade e ensino.

2 Pe 2.1: Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras...

Pelo que vimos, qualquer tipo de objeto usado em nosso corpo, guardado em nossa casa ou simplesmente tocado, não aumenta em nada nossa santificação; não aumenta em nada as bênçãos que já herdamos como filhos de Deus. São sacrifícios inúteis.


Jesus já fez na cruz todo o sacrifício necessário à nossa salvação. Agora só nos resta crer nele, aceitar o Seu senhorio, recebê-lo de todo o nosso coração e continuar na fé. Ao colocarmos nossa confiança em objetos, seja um anel, uma fitinha ou um cordão, estamos transferindo a confiança que somente em Deus deve ser depositada. “Os que confiam, no Senhor são como o monte Sião, que não se abala”. Aceitamos Jesus para sermos livres, livres para adorá-lo em espírito e em verdade, espiritualmente e verdadeiramente, de coração, sem necessidade de qualquer coisa entre nós e Ele.


Em nenhum momento Jesus nos ensinou a usar qualquer objeto em nosso corpo ou em nossa casa, com a finalidade de obtermos bênçãos espirituais ou materiais. Além do nome de Jesus, nada precisamos usar para afastar os demônios. Ele disse: “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios”. Portanto, o uso de sal grosso para afastar o maligno é uma heresia abominável. E a Bíblia diz que quem é de Deus o maligno não toca. Bastam-nos as bênçãos prometidas desde Abraão. No momento em que recebemos o Filho, passamos à condição de filho de Deus e a fazer jus às bênçãos: “Se nós somos filhos, logo somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo...”.


Da escravidão das imagens esculpidas já nos livramos; dos deuses e da idolatria do Egito já nos libertamos. Agora, não mais deixemos colocar sobre nós outro jugo, o dos amuletos e das superstições.


A Igreja de Cristo, como sentinela, deve denunciar a chegada sorrateira das heresias destruidoras que, como ervas daninhas, minam a fé dos que são de Cristo.


Nenhum comentário: