PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

terça-feira, 31 de maio de 2011

Contendas: Como lidar com discordâncias na Igreja

 Como Lidar Com Discordâncias
(na Igreja)
[Sobre as pequenas coisas do relacionamento entre crentes]


1 Coríntios 6:1-8 “1 Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? 2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? 4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? 5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? 6 Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. 7 Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? 8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.”

Em casos de discordâncias e contendas o mediador (Pastor ou obreiro) deve:

1. Orar, Orar, Orar

2. Nunca discutir [nunca caia em ardor verbal, em briga verbal].
Provérbios 22:24 “Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico,”
Provérbios 29:22 “O homem irascível levanta contendas; e o furioso multiplica as transgressões.”

3. Permitir a cada um falar, completamente, o que pensa, mas insistindo que fale com muito tato, de modo gentil e suave.
Provérbios 15:1 “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.”

4. Perguntar se eles, realmente, querem uma solução; e se estão dispostos a seguir os princípios bíblicos na resolução do problema. Pergunte se eles estão dispostos a aceitar o julgamento de um terceiro irmão de acordo com as instruções de 1 Co 6:4.
4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? 5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?

5. Ler passagens das Escrituras tais como o nosso texto [1Co 6:1-8] ou como o Salmo 133:1
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” (Sl 133:1 ACF)

6. Tente encontrar pelo menos um ponto da questão em que eles possam concordar.
Amós 03:03 “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

7. Pergunte a cada um, se eles estariam dispostos a sofrer perdas em favor da paz, conforme a lição de Gênesis 13:7-9 “7 E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. 8 E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. 9 Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.

8. Se possível, lanchem juntos. [Por exemplo, numa doceria, horário bem calmo, sem pressa]. (Algo especial acontece quando podemos partir o pão juntos)

9. Nunca permita ataques a uma pessoa que não está presente, nem que sejam usados testemunhos de quem não revela seu nome. Em fatos com testemunhas, a regra bíblica diz que testemunhos só valem se presenciados por duas pessoas.  A testemunha, no caso, deve ser a ocular dos fatos, a que presenciou a ocorrência. Não é testemunho válido o famoso "ouvi dizer", tampouco relatos do tipo “uma pessoa, de quem não vou dar o nome, me disse que ...”]

10. Pergunte  “o que você acha que precisa ser feito para consertar as coisas e resolver a questão?” [*separadamente, a cada um de uma vez, só depois todos juntos?}

11. Em último caso, peça que “concordem em ‘discordar com graça cristã’ ”. Isto é, que, mesmo que continuem sem concordar 100%, não mais brigarão, porão a questão de lado, a esquecerão, e farão tudo para ela não mais ferir vocês, nem suas famílias, nem ninguém da igreja.

12. Peça a cada um que ore um pelo outro.


POSSÍVEIS SOLUÇÕES

1. Colocar tudo para trás e seguir em frente. Cada um peça ao outro para lhe perdoar, cada um abandone a questão e prometa que vai deixar para trás tanto a questão como tudo desagradável que possa ter ocorrido. Vai esquecer tudo. Ou, pelo menos, vai sepultar definitivamente a questão inteira, vai definitivamente deixá-la para trás.
Mateus 18:15 “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;”

2. Sofrer, aceitar as perdas necessárias, tudo isso por amor ao testemunho de Cristo e da Igreja.

3. Separarem-se em benefício da paz. Muitas vezes, é necessário que uma das pessoas aceite sofrer perdas, como por exemplo, Abraão e Ló.



Pastor Jim Preston

Traduzido por Valdenira N. M. Silva, maio.2011


SAIBA mais sobre CONTENDAS lendo:

Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você Siga-nos no Twitter Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Nenhum comentário: