PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CORRENDO PARA O ALVO

Eu não estou afirmando que já venci e me tornei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois Cristo já me conquistou. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui me tornar perfeito. Porém, uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a meta a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. (Filipenses 3.12-14 – Linguagem de Hoje)

Esse texto é muito significativo, pois ele traz a exposição de Paulo sobre o objetivo que alimentava a sua existência, ou seja, correr para alcançar o prêmio. Não devemos passar pela vida sem traçarmos planos e estratégias para chegarmos onde queremos. Para que sejamos bem sucedidos, alguns passos são importantíssimos.

1º Passo – Ter consciência de nossa imperfeição.

A primeira declaração de Paulo é a de que a vitória e a perfeição ainda não estavam consumadas, por isso ele ressalta: “Eu não estou afirmando que já venci e me tornei perfeito...”

2º Passo – Perseverança.

A segunda declaração é sobre a perseverança: “...continuo a correr para conquistar o prêmio.” Muitas pessoas iniciam bem, mas fraquejam diante das adversidades por menores que sejam. É a dieta, são os exercícios para hipertensos, é aquele curso de inglês que nunca concluímos, mas sempre reiniciamos. É óbvio que tentar novamente é uma atitude louvável, mas a persistência é a demonstração viva de fé.

3º Passo – Conquistado por Cristo para ser vencedor.

A terceira confissão de Paulo é de que Cristo o havia conquistado justamente para torná-lo um vencedor. Não podemos nos esquecer de que fomos conquistados por Cristo e precisamos aprender com ele que persistiu em fazer a vontade do Pai com os olhos voltados para a grande missão que tinha a realizar. Antes de render seu espírito, o Mestre pode dizer: Pai! está tudo consumado!

4º - Fazer uma coisa.

O quarto ponto é o da ação: “Uma coisa faço:...” Nossa vida só tem sentido quando tivermos um objetivo a alcançar e fizermos algo para que essa meta seja alcançada. Os amigos do Paralítico queriam levar aquele enfermo até Jesus mas não podiam fazê-lo por causa da multidão, assim, fizeram um buraco no telhado e desceram o paralítico por uma corda. A mulher que padecia de um fluxo de sangue há doze anos disse: Se eu tão somente tocar na orla de seus vestidos, ficarei curada. É necessário que façamos alguma coisa em direção aos nossos objetivos.

No papel de parede dos computadores do Tribunal de Justiça de São Paulo existe a figura de um veleiro no meio do mar e a frase: “Só há ventos favoráveis para quem sabe para onde está indo.”

5º Passo – Esquecer o passado improdutivo.

Quinto passo: “...esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.”

Este passo tem sido o mais difícil para a maioria. Tenho encontrado pessoas que estão manietadas de tal forma ao passado que não conseguem estabilizar-se no presente e tampouco conseguem caminhar em direção ao futuro. Seus objetivos acabam perdidos como sonhos irrealizáveis.

É incrível como conseguimos esquecer uma série de atos bondosos que nos fizeram, mas normalmente lembramos situações que nos deixaram frustrados, amargurados e desiludidos. Os consultórios de psicólogos e psicoterapeutas vivem cheios de pacientes que tentam livrar-se de traumas e outros problemas ocasionados pelo passado.

Não significa que não devemos fazer reavaliações periódicas para verificar se não estamos reincidindo nos erros de outrora, todavia, não podemos e nem devemos ficar olhando para trás lamentando uma oportunidade perdida ou qualquer outra situação negativa.

A primeira pergunta que devemos fazer a nós mesmos é a seguinte: Será que posso mudar o meu passado? A resposta é simples. Não podemos modificar o passado, então, porque não descartamos tal situação que só nos faz sofrer e nos impede de prosseguir na corrida para alcançarmos o prêmio. Os botequins, os bares, as boates, as danceterias e outras diversões estão apinhadas de gente que tentam afogar suas mágoas e esquecer o passado, porém, quando saem desses locais, percebem que o passado apenas havia adormecido e a tristeza volta a tomar conta de seus corações.

Quando Cristo diz que devemos tomar sobre nós o seu jugo (Mateus 11:29-30) ele está nos propondo realizar uma troca, ou seja, deixarmos com ele o fardo pesado que não podemos carregar e recebermos o fardo leve que pode trazer descanso para nossas almas.

Muitas pessoas amargam os efeitos de um pecado cometido, pois mesmo depois de arrependidas e perdoadas por Deus, acabam não se perdoando e o inimigo de nossas almas usa esse artifício para que nos sentemos à beira do caminho e desistamos de atingir o nosso alvo.

6º PASSO – AVANÇAR E CORRER

O sexto passo é subdividido em duas atitudes: Avançar e correr direto. Diz o apóstolo dos gentios: “...avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a meta a fim de conseguir o prêmio da vitória.” Os retrovisores do meu carro servem para que de vez em quando eu possa observar se posso realizar uma ultrapassagem, um deslocamento de faixa, porém, a maior parte do tempo minha atenção deve estar à minha frente isso significa que deve prosseguir e não me distrair com aquilo que está à minha volta.

Gosto muito daquele texto de Hebreus 12.2 que diz: Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e corramos sem desanimar a corrida que está à nossa frente. (Linguagem de Hoje)

Finalmente, Paulo diz qual é o prêmio que esperava alcançar: Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Nossa vida só é plena e só tem sentido quando ela vem de Jesus que é o caminho, a verdade e a vida. Que Deus te abençoe e te ajude a alcançar esse objetivo.

Carlos Roberto de Souza Pastor e Juiz de Direito em São Paulo - Capital

Sm 46:10  Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.

Nenhum comentário: