PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Lutando com Deus

Ficando só e tendo que transpor o vau do Jaboque !

"Levantou-se naquela mesma noite, [...] transpôs o vau do Jaboque. Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até o romper do dia" - Gênesis 32:22-24.
por Vilson Ferro Martins

Sabemos que no texto acima está descrito a luta de Jacó com Deus, antes de transpor o vau do Jaboque. Ele se levantou de noite, pegou sua família, seus pertences e os fez passar o vau, ficando ele só, e lutou com Deus até nascer do sol. Teve seu nome mudado e assim que isto aconteceu, o sol nasceu e ele estava em Peniel, que significa a "face de Deus".
Isto se assemelha as nossas vidas e a atitude que a envolve.
Um dia fizemos nossa decisão, e partimos numa diferente caminhada. Esta decisão, na maioria das vezes envolve toda a família, assim como Jacó fez passar toda sua família, pelo vau. Todo cristão é o intercessor número um, de sua família e pela sua família.
O vau do Jaboque para o cristão é este mundo. Há uma luta constante para que consiga transpor este vau. Deus está junto e estamos envolto numa luta constante. Muitas vezes ficamos só, não da pessoa de Deus, mas de companheirismo, de solidariedade, onde a peleja é mais interna do que externa. É luta de alma, pois para transpor este vale muitas renuncias devem acontecer.
Assim como Jacó, não devemos largar Deus em hipótese alguma, mesmo que Ele nos toca na "articulação da coxa" - (nosso eu, orgulho, vaidade). Quantos desígnios de Deus, nós simplesmente não entendemos, e devemos aceitá-los apenas pela fé ?
Devemos prosseguir lutando na "noite" que terá fim ou para nossas vidas ou quando do arrebatamento da Igreja. Noite esta que parece não ter fim e que traz tantas lutas, dissabores, alegrias, decepções, descontentamentos.
À noite, o que mais se percebe é a lua e a pouca claridade que ela possui, todavia, ao amanhecer, nasce o sol e traz luz de modo que podemos andar desprendidos, sem medo de tropeçar. (João 11:9)
Nosso "sol de justiça" é Jesus, e logo após a "noite" passar, O veremos face a face. Veremos de fato como Ele é e então estaremos em Peniel, vendo a face de Deus ou vendo Deus face a face.
Como diz a canção: "Só mais um pouquinho, a vitória logo vem".
Assim como aconteceu com Jacó que teve seu nome mudado para Israel, teremos nosso nome mudado também. Todo aquele que se torna filho de Deus, já possui um novo nome, porém, ainda não o sabe, mas lá o saberemos, conforme descrito em Apocalipse 2:17. Isto é tremendo, não ? Talvez você nem goste muito do seu nome, mas imagine como irá gostar de um nome escolhido ou criado pelo próprio Deus ?
Eu te digo: Para transpor o vau do Jaboque, ter um novo nome, ver o sol nascer e se encontrar em Peniel, vale o esforço de perseverar dia após dia !

Shalom !

FONTE: VOZ DO TRONO

Nenhum comentário: