"...O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa." - Atos 11:14.
por Vilson Ferro Martins
Que "julgamento" nós faríamos dos atos de um homem e sua família, cujo comportamento se evidencia da seguinte maneira:
- E HAVIA em Cesaréia um homem por nome Cornélio,
Havia duas Cesaréias. A da costa do Mediterrâneo, designada Cesaréia Palestina e a Cesaréia de Filipe. No caso, Cornélio era da Cesaréia da Palestina, um importante centro comercial marítimo, portanto, ele era homem influente.
- Centurião da coorte chamada italiana,
Uma coorte geralmente tinha uma décima parte de uma legião romana, ou seja seiscentos homens. Portanto, uma legião romana compunha-se de seis mil homens, ou dez coortes. As coortes, por sua vez, estavam divididas em três manipulas ou seis centúrias. A centúria tinha cem homens, comandada por um centurião. Cornélio, portanto, era um homem influente e que comandava cem homens, portanto, era um homem muito respeitado.
- Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa,
Ele temia a Deus com toda a sua casa. Uma forma do Novo Testamento para indicar que ele observava "fé religiosa" através de meios judaicos, como ritos, cerimônias e a lei.
- O qual fazia muitas esmolas ao povo,
Ele era um homem com quem os judeus muito simpatizavam, pois, não somente "temia" a Deus, mas também praticava a dádiva de esmolas, algo que os judeus religiosos reputavam como sinal de profunda piedade. Um romano que dava esmolas ao povo judaico deve mesmo ser merecedor do título de "piedoso".
- E de contínuo orava a Deus.
Além de tudo o que foi relatado acima, este homem conservava o hábito ou costume da oração.
Cornélio era um homem pessoalmente piedoso, não sendo religioso apenas formal e publicamente. Ele era autêntico !
Bem, então que "julgamento" faríamos das atitudes deste homem e desta família ?
Ele certamente serve para exemplos de muitos, não é mesmo ? Penso que alguns até poderiam dizer que ele era um modelo e sua família idem...
Todavia, analisando o empreendimento de Deus em prol deste homem e sua família, podemos observar por um lado o amor incondicional de Deus e por outro a necessidade de SALVAÇÃO que ainda faltava !
Sim, apesar de ter uma conduta irrepreensível, faltava o mais importante: A salvação pessoal !
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" - Efésios 2:8-9.
O apóstolo Pedro, obediente a voz do Espírito lá esteve e anunciou a salvação em Cristo Jesus. Cornélio e toda sua família aceitou e foram salvos.
Era só o que faltava !
A posição, idoneidade, status, boas obras, esmolas, ofertas, dízimos e coisas semelhantes não justificam ninguém perante Deus para a salvação. As obras não tem peso para a salvação, pois, entre outras coisas, tiram a glória do único sacrifício feito na cruz por Jesus !
Todas estas coisas são dignas de louvor e galardão, mas cada qual deve ser salvo - "tu e tua casa" !
Será que é o que falta ?
FONTE: MINISTÉRIO VOZ DO TRONO - Vilson Vilma Martins -http://www.vozdotrono.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário