PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

IGREJA, TERRA QUE MATA NOVOS CONVERTIDOS

Introdução: Este breve artigo que escrevo é para alertar os futuros lideres e futuros pastores quanto à qualidade de igreja que temos hoje em dia.
Era domingo à noite. A pequena igreja do subúrbio da cidade estava ansiosa pois viera de longe um pregador famoso, uns estavam curiosos outros preparando um lugar perfeito para olhar o pregador trazer a mensagem de Deus.
Naquela pequena multidão estava João, um homem cansado de tantas lutas, frustrações e ainda por cima estava doente, mas naquela noite sua esperanças estavam depositadas na igreja, e é claro no famoso pregador. Pois ali estava a sua esperança, ouvia dizer que os "crente são diferentes" quase santos, e quem sabe seria curado e seus problemas seriam resolvidos.
Já passam das vinte horas e, finalmente alguém com coragem começa a avisar que o culto iria começar, começa então algumas músicas que para João é complicado pois não as conhece, mas mesmo assim ele cantarola pois está vendo no famoso retro- projetor; o culto segue animado e João se admira de receber abraços e alguns irmão até já falam "eu amo você meu irmão", João não entende mas gosta do que vê, pois é a primeira vez que alguém do mesmo sexo diz que o ama. Depois de quarenta minutos em pé finalmente alguém manda sentar e João agradece juntamente com o dedão do pé , que dá sinais de cansaço. João realmente estava impressionado com o que estava vendo, ele pensava " aqui tudo é diferente, as pessoas se amam e até se beijam e abraçam parece o céu".
Quando o pregador abre a bíblia realmente Deus está falando e João começa a sentir o quanto precisava de Jesus. O pregador faz o apelo e João vai chorando a frente receber o abraço e a oração do pregador. Os irmãos o abraçam anotam seu nome e até dizem que agora ele tem uma nova família, João novamente se emociona e chora de alegria, pois ali começava uma nova vida.
João volta para casa e conta a novidade para sua esposa e filhos, eles duvidam, mais João insiste que ele agora era uma nova pessoa. Passa o Domingo e chega a Segunda feira, João fica esperando alguém dos novos amigos e irmãos entrarem em contato com ele. Chega a terça-feira e nada e finalmente o sábado. João não desiste de sua nova vida. no Domingo vai a mesma igreja, e olha que alegria alguns o conhecem, ou seja o que anotou o seu nome e o zelador . Tudo bem foi falha técnica pois eram muitos novos convertidos e é claro não dá pra se recordar de todos.
João começa a freqüentar aquela participar da classe de novos crentes, batiza e se torna finalmente um membro daquela comunidade. João faz várias amizades principalmente com Pedro e Maria. Com o passar dos anos João começa a notar que aqueles irmãos que o abraçavam, já não o abraçam mais, e João começa a Ter problemas em sua casa e no seu serviços e certo dia João cai na bebida e ainda pôr cima briga com sua mulher e a mesma chama os irmão para ajuda-la, quando os irmão conseguem colocar João na cama vão embora. João acorda no outro dia as dez horas da manhã . Sua esposa relata o acontecido, João fica envergonhado e triste. Mas não desiste! No Domingo João vai ao culto, as músicas são as de sempre, e os irmão já não o abraçam como antigamente pois João cometeu um "grande pecado". No próximo Domingo será a famosa assembléia e com certeza João teria que se explicar diante dos irmãos "santos". João volta para casa meio sem entender o que estava acontecendo, pois sabia que tinha errado e precisava de ajuda, ou pelo menos uma palavra de exortação amorosa, ou ainda um aperto de mão com alguém dizendo "o cair é do homem , mas o levantar é de Deus". Nada, nada, João estava só e Domingo será a famosa reunião.
Ao passar toda semana não recebe nenhuma visita ou pelo menos uma palavra amigos dos seu irmãos, mas João continua firma na esperança de que tudo irá mudar, pois Jesus já o havia perdoado e não mais bebia. No Domingo João coloca sua melhor roupa como é de costume e vai para sua igreja. Ao chegar lá senta no último banco esperando o veredicto. A assembléia começa ler-se a ordem do dia, quando os assuntos começam a serem discutidos, João estranha a maneira que se desenrola aquela sessão, pois irmãos chamam os outros de mentirosos, o pastor que preside parece acuado por alguns irmãos mais exaltados os quais as vezes chegam a gritar com o servo do Senhor, João continua sem entender porque pessoas tão "consagradas" dos cultos de Domingo á noite, não são as mesmas daquele domingo cedo.
E ali está João novo convertido, esperando o seu julgamento, quando chega a hora de discutir sobre este pecado que João cometeu, levanta um irmão super ungido e decreta "João precisa ser excluído, pois envergonhou o santo evangelho" , vamos votar e finalmente João e excluído. João continua sem entender, pois aquela "arena" que ele havia participado não era o mesmo exemplo que Jesus deixou. João sai triste e na porta da igreja encontra o zelador que o diz " moço levante sua cabeça e prossiga firme nas promessas de Jesus, os homens são assim mesmo, colocam fardos que eles não dão conta de carregar, se o justo cair sete vezes o Senhor o levantará... " João se alegra com aquela palavra e parte para uma nova vida em outra igreja.
Queridos este João fictício que acabo de descrever são os muitos "Joãos" que temos em nossas igrejas, são pessoas que quando são apresentadas as boas novas do evangelho, acreditam piamente que a igreja é um lugar de descanso, paz, tranqüilidade e principalmente onde as pessoas não usam "máscaras" .
Esta cruz que esta sendo apresentada não é a cruz de Cristo, mas a cruz dos homens, veja bem, vou te dar quatro razões para você meditar sobre a igreja do século XXI.
Primeira: A igreja do século XXI não cura feridas, mas tenta abrir as velhas que Jesus fechou.
Segunda: A igreja do século XXI , é no mínimo estranha, quando você entra ela te abraça , quando você discorda ela te empurra.
Terceiro : Na igreja do século XXI, o pecado só é pecado quando se bebe ou se prostitui, quando maltrata pastores, não é pecado pois pastor é pago para ser "forte".
Quarto: Na igreja do século XXI, o "João" não faz falta, mas o doutor dá prá perdoar, pois seu dízimo...
Portanto nós, como líderes e pastores devemos resgatar a verdadeira direção da igreja, ou seja ir fazendo discípulos de Jesus . Só assim teremos igrejas saudáveis.

Fonte: W. Marcos

Nenhum comentário: