PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pr. Wagner Cipriano: Corpus Christi: miscelânia de religiosidades

Pr. Wagner Cipriano: Corpus Christi: miscelânia de religiosidades

Corpus Christi: miscelânia de religiosidades


Corpus Christi, data comemorativa no calendário católico, traduz toda a miscelânea de religiosidades que ainda impera nas mentes que não provaram o novo nascimento em Cristo. Corpus Christi é uma das grandes festas da Igreja Católica ocidental, celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade, para comemorar a instituição do sacramento da eucaristia. 
A eucaristia é um sacramento de ação de graças que, segundo a doutrina católica, contém real e substancialmente o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Jesus Cristo sob as espécies de pão e de vinho.
Na concepção cristã-evangélica, a Santa Ceia relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, até que venha.
A rápida leitura de uma notícia tradicional dessa data mostra a multiculturalidade de concepções:
O feriado de Corpus Christi é uma tradição do catolicismo, mas outras igrejas aproveitam o feriado para celebrar as crenças.
Este ano, a festa de Corpus Christi da Igreja Católica acontece apenas no pátio da Igreja São Domingos. A celebração começa às 17 horas e será presidida pelo arcebispo Dom Roque e concelebrada por cerca de 30 padres. Todas as 25 paróquias da cidade participam da celebração. Após a missa, os fiéis saem em procissão até a Catedral Metropolitana.
No espiritismo, a data não é comemorada por ser uma prática católica. O médium Carlos Bacelli explica que os espíritas não seguem a liturgia e celebram o renascimento de Cristo todos os dias.
A igreja evangélica também não festeja o Corpus Christi porque entende que o corpo de Jesus está fisicamente no nosso meio. Mas o presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos de Uberaba, Edson Rodovalho, conta que hoje acontece a Marcha para Jesus, com saída às 9 horas do Mercado Municipal e segue até a Concha Acústica.
O babalorixá babá Carlos explica que o candomblé não é cristão, mas por causa do sincretismo religioso, muitas casas do Brasil comemoram o Corpus Christi ofertando animais ao deus Axé. Fonte: jmonline
Vejamos o real sentido da expressão "corpo de Cristo" nas Escrituras Sagradas:
1 Coríntios 6:15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?
1 Coríntios 12:27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
Romanos 12:5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
Efésios 5:23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Colossenses 1:24 Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;

A Igreja Verdadeira é o Corpo e a Noiva de Cristo, formada por aqueles que experimentaram o novo nascimento, pelos quais Ele -Jesus- agora faz intercessão no Céu e para os quais Ele voltará outra vez.
Pela leitura dos versículos bíblicos acima conclui-se que somente aquele que provou o novo nascimento em Cristo, através da Palavra e do Espírito Santo, tornou-se membro do corpo de Cristo, que é a sua Igreja Noiva. Fica claro que os católicos estão comemorando, na verdade, a permanência dos cristãos-evangélicos na terra.Sem nossa presença aqui, a dispensação da Igreja teria chegado ao fim. É isso: enquanto estamos no mundo, nós, cristãos-evangélicos, somos o corpo de Cristo atuante, levando Graça, Misericórdia, Redenção, Intercessão e Luz às almas em trevas, através da pregação do Evangelho. Mas, quando - pelo Arrebatamento - findar nossa permanência na terra, então o mundo conhecerá sete dos piores anos de sofrimento da história mundial: a Grande Tribulação.

Celebrando o "corpo de Cristo" de modo errado:

Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. -Isaías 45:20
Celebrando o Corpo de Cristo de forma bíblica: O corpo de Cristo, para cristãos-evangélicos, é celebrado na Santa Ceia, quando relembramos sua morte propiciatória na cruz como o Cordeiro de Deus que trouxe a redenção dos nossos pecados dantes cometidos sob a paciência divina e agora nos santifica (separa) de uma vida de transgressões:
Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. - Hebreus 10:10
Quando somos iluminados pela Palavra de Deus recebemos a capacidade de discernir entre o certo e o errado:
Quando a "luz" da Palavra de Deus entra em nosso coração (mente) entendemos que imagem é só mais um produto vendido em qualquer comércio, que se parte ao cair ao chão e que dá lucro apenas para os que os fabricam e comercializam.

Enfim, imagens (esculturas, ídolos) para Deus é:
"...obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta
".- Salmos 115:4-7

Afinal, Deus é Espírito:


Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. - João 4:23

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. - João 4:24

Mesmo quando imagens representam personagens bíblicos, tal ato continua sendo rebeldia (ato cometido por aquele que sabe mas não obedece) diante de Deus:

Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice?
A imagem de fundição que ensina a mentira,

Para que o artífice confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?
Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta!
Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata,
mas dentro dela não há espírito algum.
Mas o SENHOR está no seu santo templo; 

Cale-se diante dele toda a terra. - Habacuque 2:18-20

Confeccionar, comercializar, ensinar, adorar e venerar imagens constitui desobediência aos mandamentos bíblicos passível de punição e revelando  "ignorância" e "trevas espirituais":

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
" - Êxodo 20:4-7

Humanidade pagã, idólatra e distante do Deus bíblico, único e verdadeiro:
Embruteceu-se todo o homem, e não tem ciência; envergonhou-se todo o ourives de imagem de escultura; porque a sua imagem de fundição é mentira, e não há espírito em nenhuma delas. Jeremias 51:17 - 

Aberrações filipinas: fanatismo, martírio, autoflagelo e crucificação
Mas a pior de todas as aberrações acontece anualmente nas Filipinas, onde o fanatismo e as religiosidades pagãs levam pessoas ao martírio, autoflagelo e crucificação(leia notícia aqui). Tudo que Deus não queria as "religiosidades pagãs" praticam(E, até quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o seu entendimento e diz a todos que é tolo. Eclesiastes 10:3).
Aí vai a Palavra de Deus para todos os praticantes de tais "religiosidades" pagãs: Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Romanos 10:2
A solução para todos esses erros também vem da Bíblia Sagrada: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5
Seguindo esse caminho, poderemos conhecer ao Senhor Jesus Cristo como ele quer realmente: como quem pagou nossos pecados para nos dar vida e entendimento, e nos tornar filhos de Deus através do entendimento: Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:13
Somente assim, deixamos para trás as práticas pagãs, para conhecermos a Deus em Espírito e em Verdade e encontrarmos Jesus da maneira como a Bíblia diz.

Isto é "catolicismo"

Celebrar a obra de Cristo afirmando que o pão e o vinho são Cristo transubstanciado já é uma falha teológica grave, mas associada à prática de carregar andores de imagens e ao martírio, autoflagelo e crucificação,  tornam a data uma afronta ao bom entendimento bíblico: 
...nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Isaías 45:20
Por essas e outras aberrações e religiosidades vãs e pagãs,  é que a Bíblia Sagrada afirma que Roma e seu paganismo travestido de aura religiosa é a principal mentora da corrupção do Evangelho e responsável por todos quantos morrem perdidos e sem salvação no mundo: E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra. Apocalipse 18:24
Mas para aqueles que realmente querem conhecer a verdade e alcançar a Salvação de Jesus Cristo, um bom começou é também os 7 Passos que nos conduzem a Ele (leia aqui).
Venha para Jesus Cristo, e garanta sua Salvação através da libertação de todo o engano.



Saiba mais, lendo

Filipinas: fanatismo, crucificação e autoflagelos

Cristãos se autoflagelam e são crucificados para sentir o que Jesus sentiu na via crúcis
LEIA A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA>>>



Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Nenhum comentário: