PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dependência Química, Apostilas

FONTE: Sobre Sites

Drogas Onde Obter Ajuda e Orientação (Artigo Externo)
Livro para “download” – do COMUDA – Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool de São Paulo (PMSP). Neste livro você encontra orientação sobre onde obter ajuda para recuperar-se da dependência química.



Algumas dicas para quem quer parar de beber ou usar drogas
Artigo com 11 dicas para quem realmente quer parar de beber ou usar outras drogas.



Como administrar a compulsão
Entenda, com esse artigo, o que é compulsão e como administrá-la.



Dependência química – Grupo Reviver
Artigo que esclarece o que é dependência química, seus sintomas, critérios de diagnóstico e como ajudar um dependente e familiares.

Manual de Prevenção Primária às Drogas - Projeto Renascer
Apresentação no formato Power Point com 54 slides com informações sobre prevenção por Carlos Neher, palestrante, cantor, compositor, ator, escritor, roteirista e produtor de vídeos.



Como lidar com meu filho dependente químico
O Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo, que é uma instituição do governo americano, fornece algumas orientações para que a família ajude uma pessoa que desenvolveu dependência de drogas mas não quer procurar tratamento.



A Conquista de um Caminho (Artigo Externo)
Livro publicado com o pseudônimo de Maria Braga - romance que trata das dificuldades e superação na convivência com um alcoólico. Edição esgotada e colocada à disposição para leitura no site do Espaço Comunitário Comenius. Boa leitura!


Manual Prático - alcoolismo (Artigo Externo)
Trata-se de uma cartilha com informações básicas sobre alcoolismo escrita pela Dra. Dirce de Assis Rudge. Disponível para leitura no site do Espaço Comunitário Comenius. Aproveite!



Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas (Link Externo)
Livreto informativo sobre todas as drogas; recomendado para alunos a partir da 6a. série do Ensino Fundamental. Muito bom! Faça o download gratuito e boa leitura.


PNL – Programação Neurolingüística e Drogas (Link Externo)
Artigos: O que a PNL pode fazer por Você. Transformando a Recaída. A Dependência e a PNL. Que Cérebro Você Quer? (Imagens do Cérebro).

Abelardo, o Alcoólatra

Livro "Abelardo, o alcoólatra", que teve uma edição normal esgotada e o autor resolveu disponibilizá-lo, pela internet, por tratar-se de material certamente útil aos visitantes. O autor Walter Medeiros é jornalista e bacharel em direito e foi tratado do alcoolismo na chácara Renascer.

A Família e a Drogadicção - Anete Blefari

Minha monografia de conclusão de curso de aprimoramento em dependência química sobre a A Família e a Drogadicção. Trata-se de um estudo para verificar o papel da família no desenvolvimento da drogadicção em um ou mais de um de seus componentes. Arquivo PDF.

Parar de Fumar - Guia de Auto Ajuda - Dr. Ronaldo Laranjeira,

Este artigo informa sobre a dependência da nicotina; explica o aumento das chances pessoais de parar de fumar,; como evitar a recaída; como os profissionais de saúde podem ajudar a parar de fumar e discute as preocupações comuns da pessoa que começa a pensar em parar de fumar. Arquivo PDF.



Dependência Não, Diga Sim à Vida (Artigo Externo)
A equipe do Laboratório de Educação a Distância do Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP/EPM decidiu elaborar uma apostila online sobre drogas escrito em linguagem acessível, dirigido à comunidade em geral e, mais especificamente, a familiares, professores, jornalistas, estudantes, profissionais com funcionários sob sua responsabilidade e formadores de opinião.

Você é um Co-Dependente? - Anete Blefari

Artigo que indica caminhos para você descobrir se é um co-dependente e como se tratar. Tem como fonte: CODA – Codependentes Anônimos, site: www.codabrasil.org . Arquivo Word.

Legalização x Racionalidade - Dr. Ronaldo Laranjeira

Este artigo tem como objetivo avaliar a racionalidade e a oportunidade do debate sobre a legalização de drogas no Brasil; avaliar os dados disponíveis sobre o efeito da legalização de uma droga e propor uma alternativa de política de drogas. Arquivo PDF.

Adolescência, Fámilia e Drogas - Anete Blefari

A fase da adolescência é muito complexa, com ganhos e perdas importantes. A negação desse sofrimento é que se traduz em uma das graves patologias desse período da vida do ser humano. Essa negação, muitas vezes, conduz a comportamentos anti-sociais e autodestrutivos, encobridores de uma intensa angústia existencial. Arquivo Word.

 

CooperCasa-Casa de Apoio Médito e Psicológico 

Distribuem uma apostila em .zip, de 1,51 Mb, sobre o tema “Dependência Química”. Para baixá-la, clique aqui. Para visitar a página clique aqui

Nenhum comentário: