PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Você já soube quem caiu?

Por Pr. Renato Vargens 

FONTE: http://renatovargens.blogspot.com/2008/10/voc-j-soube-quem-caiu-renato-vargens.html

É possível que ao ler titulo deste artigo, você tenha sido instigado a saber quem foi a pessoa que caiu em pecado. Na verdade, o fato de desejar ler esta matéria talvez esteja relacionado ao desejo de saber algo que ninguém sabe. Isto porque, à vontade em descobrir os dramas, quedas e dilemas das pessoas através das fofocas é algo inerente há natureza humana.
Segundo um estudo elaborado pela empresa de segurança McAfee os sites de fofoca são mais populares que os pornográficos.
Fofocar é desqualificar a vida alheia. Por favor, pare e pense: O que lhe é acrescentado através da fofoca? Para que falar aos quatro cantos que fulano é murmurador, que beltrano está endividado, que sicrana é invejosa ou que o irmão fulano de tal caiu? Ora, meu amigo, afirmo categoricamente que fofocar além de ser um grande desperdício de tempo, não contribui em nada para nosso bem-estar mental e espiritual, principalmente se o conteúdo da fofoca comprometer a vida pessoal, familiar e profissional da vítima.
Há pouco alguém me procurou com uma grande bomba dizendo: Pr. Renato você já soube da última do meio gospel? Soube quem caiu? Naquele instante fiquei incomodado com o prazer do irmão em espalhar a quantos pudesse a derrota de alguém. O fato em questão me fez lembrar a história das três peneiras:

"Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém!
Você não imagina o que me contaram a respeito de...Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?- Peneiras? Que peneiras?

- Sim. A primeira, Augustus, é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira.

Vamos então para a segunda peneira: a BONDADE.

O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira.V

Vamos agora para a terceira peneira: a NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?

- Não, Sócrates.. Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.

E Sócrates sorrindo concluiu:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!

Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:
Pessoas sábias falam sobre idéias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas."

E você tem vocação para fofoqueiro?
Pense nisso!
Pr. Renato Vargens

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dependência Química, Apostilas

FONTE: Sobre Sites

Drogas Onde Obter Ajuda e Orientação (Artigo Externo)
Livro para “download” – do COMUDA – Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool de São Paulo (PMSP). Neste livro você encontra orientação sobre onde obter ajuda para recuperar-se da dependência química.



Algumas dicas para quem quer parar de beber ou usar drogas
Artigo com 11 dicas para quem realmente quer parar de beber ou usar outras drogas.



Como administrar a compulsão
Entenda, com esse artigo, o que é compulsão e como administrá-la.



Dependência química – Grupo Reviver
Artigo que esclarece o que é dependência química, seus sintomas, critérios de diagnóstico e como ajudar um dependente e familiares.

Manual de Prevenção Primária às Drogas - Projeto Renascer
Apresentação no formato Power Point com 54 slides com informações sobre prevenção por Carlos Neher, palestrante, cantor, compositor, ator, escritor, roteirista e produtor de vídeos.



Como lidar com meu filho dependente químico
O Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo, que é uma instituição do governo americano, fornece algumas orientações para que a família ajude uma pessoa que desenvolveu dependência de drogas mas não quer procurar tratamento.



A Conquista de um Caminho (Artigo Externo)
Livro publicado com o pseudônimo de Maria Braga - romance que trata das dificuldades e superação na convivência com um alcoólico. Edição esgotada e colocada à disposição para leitura no site do Espaço Comunitário Comenius. Boa leitura!


Manual Prático - alcoolismo (Artigo Externo)
Trata-se de uma cartilha com informações básicas sobre alcoolismo escrita pela Dra. Dirce de Assis Rudge. Disponível para leitura no site do Espaço Comunitário Comenius. Aproveite!



Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas (Link Externo)
Livreto informativo sobre todas as drogas; recomendado para alunos a partir da 6a. série do Ensino Fundamental. Muito bom! Faça o download gratuito e boa leitura.


PNL – Programação Neurolingüística e Drogas (Link Externo)
Artigos: O que a PNL pode fazer por Você. Transformando a Recaída. A Dependência e a PNL. Que Cérebro Você Quer? (Imagens do Cérebro).

Abelardo, o Alcoólatra

Livro "Abelardo, o alcoólatra", que teve uma edição normal esgotada e o autor resolveu disponibilizá-lo, pela internet, por tratar-se de material certamente útil aos visitantes. O autor Walter Medeiros é jornalista e bacharel em direito e foi tratado do alcoolismo na chácara Renascer.

A Família e a Drogadicção - Anete Blefari

Minha monografia de conclusão de curso de aprimoramento em dependência química sobre a A Família e a Drogadicção. Trata-se de um estudo para verificar o papel da família no desenvolvimento da drogadicção em um ou mais de um de seus componentes. Arquivo PDF.

Parar de Fumar - Guia de Auto Ajuda - Dr. Ronaldo Laranjeira,

Este artigo informa sobre a dependência da nicotina; explica o aumento das chances pessoais de parar de fumar,; como evitar a recaída; como os profissionais de saúde podem ajudar a parar de fumar e discute as preocupações comuns da pessoa que começa a pensar em parar de fumar. Arquivo PDF.



Dependência Não, Diga Sim à Vida (Artigo Externo)
A equipe do Laboratório de Educação a Distância do Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP/EPM decidiu elaborar uma apostila online sobre drogas escrito em linguagem acessível, dirigido à comunidade em geral e, mais especificamente, a familiares, professores, jornalistas, estudantes, profissionais com funcionários sob sua responsabilidade e formadores de opinião.

Você é um Co-Dependente? - Anete Blefari

Artigo que indica caminhos para você descobrir se é um co-dependente e como se tratar. Tem como fonte: CODA – Codependentes Anônimos, site: www.codabrasil.org . Arquivo Word.

Legalização x Racionalidade - Dr. Ronaldo Laranjeira

Este artigo tem como objetivo avaliar a racionalidade e a oportunidade do debate sobre a legalização de drogas no Brasil; avaliar os dados disponíveis sobre o efeito da legalização de uma droga e propor uma alternativa de política de drogas. Arquivo PDF.

Adolescência, Fámilia e Drogas - Anete Blefari

A fase da adolescência é muito complexa, com ganhos e perdas importantes. A negação desse sofrimento é que se traduz em uma das graves patologias desse período da vida do ser humano. Essa negação, muitas vezes, conduz a comportamentos anti-sociais e autodestrutivos, encobridores de uma intensa angústia existencial. Arquivo Word.

 

CooperCasa-Casa de Apoio Médito e Psicológico 

Distribuem uma apostila em .zip, de 1,51 Mb, sobre o tema “Dependência Química”. Para baixá-la, clique aqui. Para visitar a página clique aqui

sábado, 25 de outubro de 2008

Não Desafie a Deus

Nunca Desafie Deus, Você vai Perder!

Ele era o maior objeto móvel construído pelo homem até então. Seu comprimento era equivalente a três campos de futebol e de acordo com o seu construtor nem Deus o afundaria. O gigante Titanic acabou por colidir com um iceberg em 14 de abril de 1912, matando 1.521 de seus 2.227 passageiros.

Ao dar entrevista a uma revista americana em 1966, o cantor John Lennon (então Beatles) disse: "O cristianismo vai acabar, vai encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo". Lennon foi baleado por um dos seus fãs e o cristianismo está aí.
Também aqui no Brasil, um presidente já eleito disse a seguinte frase antes de assumir a presidência: “Agora nem Deus impede que eu suba a rampa do planalto”. O autor da frase, Tancredo Neves, faleceu antes de colocar os pés na rampa do planalto.
Poderíamos aqui listar vários outros exemplos de pessoas que desafiaram a Deus e que “pagaram” por isso, como Marilyn Monroe, Brizola e Bon Scote (ex-vocalista do conjunto AC/DC), mas vamos nos ater a um fato curioso que aconteceu nas últimas eleições.
O deputado estadual Theodorico Ferraço, candidato tradicional a prefeito na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, ES, afirmou dias antes da eleição, certo da vitória: "Eu tenho uma faixa de 42% dos eleitores que só Deus tira". Resultado? O seu concorrente, o deputado estadual Carlos Casteglione, que praticamente não teve padrinhos, conseguiu romper um revezamento político de lideranças tradicionais que desde a década de 70 tomavam conta da cidade.
É preciso pensar bem antes de falar. Realmente "o poder pertence a Deus" (Sl 62.11).

FONTE: Fernanda Brandão Lobato, assistente editorial, em Ultimato Por Daladier Lima

Dons Espirituais

I Cortíntios 12; Efésios 4:11-18

"Dom é atributo especial, dado pelo Espírito Santo, a cada membro do corpo, de acordo com a graça de Deus, para uso no contexto do corpo"

A quem é dado um dom espiritual?
A cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do Dom de Cristo (Efésios 4:7).
Para quê nos é dado um dom?
Para servir. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1 Pedro 4:10).
Quando recebemos os dons?
Uma pessoa recebe os dons espirituais quando se torna um crente, quando nasce de novo. Pode reconhecê-lo imediatamente ou muito mais tarde. O dom espiritual não é um fim em si mesmo, mas um meio pelo qual o amor de Cristo vai ser manifesto através do crente, que se torna um "canal" para o bem de outros e para glória de Deus.
Quais os benefícios do crente descobrir, desenvolver e exercer seus dons na igreja?
- O corpo funciona melhor, pois cada membro saberá seu lugar no corpo (Ef 2:10; 1Co 12:12-27).
- Haverá harmonia, e todos poderão trabalhar juntos em amor, sem ciúmes, inveja, orgulho ou falsa modéstia (Rm 12:3).
- Edificação: haverá desenvolvimento espiritual e de caráter; conseqüentemente o membro servirá melhor (Ef 4:16).
- Deus será glorificado (1Pe 4:10,11).
Como o dom espiritual afeta o portador?
O exercício do dom traz alegria e satisfação, e ele se sente liberto e seguro em ser ele mesmo (auto-aceitação).
Como o reconhecimento mútuo dos dons afeta o relacionamento interpessoal?
"Quando um crente reconhece que Deus opera de uma maneira toda especial através de cada membro do corpo, então ele terá mais consideração e nutrirá um amor mais sincero para com os outros crentes. Isso o ajudará a entender também o modo de pensar e agir das outras pessoas. O reconhecimento mútuo dos dons espirituais (pessoais) promove coordenação e unidade entre os membros do corpo de Cristo" (Larry Coy).
Como descobrir meu dom espiritual?
Podemos descobrir nossos dons mediante certas evidências:
- Nossa motivação básica. O dom está ligado diretamente a uma motivação depois da conversão. Revela-se no que realmente gostamos de fazer. Nessa atividade nos sentimos felizes e realizados.
- O dom também está realizado no que realizamos por completo, o que fazemos até o fim sem esmorecer. Em situação favorável a tarefa será cumprida.
Como diferenciar Dom espiritual de talentos naturais?
No dom espiritual sentimos a ação do Espírito Santo. Sentimos, ao realizar aquilo que é dom, que as forças não são nossas e por isso não nos enfadamos ou desanimamos; percebemos que é Deus quem está agindo e que nada poderíamos fazer sem Ele.
Os dons de Deus podem ser tirados?
Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29). Porém, quando o crente está em pecado ou em rebeldia, ele não conseguirá desenvolver o seu dom. Ele pode continuar fazendo tudo na obra, menos usar com eficácia o poder de Deus. O dom sem unção é apenas uma habilidade que não produz vida. Os dons de Deus são reconhecidos em nós por nossos irmãos, que são edificados através deles. Ninguém vai ser edificado apenas por habilidades.

OS DONS DENTRO DA IGREJA

Os líderes são um dom de Cristo para a igreja dele (Ef 4:11)
- Apóstolos
- Profetas
- Evangelistas
- Pastores
- Mestres
Considerações:
- Os dons são distribuídos pela vontade do Espírito Santo (1Co 12:11);
- O dom é dado para proveito comum(1Co 12:7);
- Não devemos ter ciúmes dos outros irmãos(1Co 12:14-25);
- A cada um foi dado dons diferentes (1Co 12: 28-30);
- Os membros tem dons para exercer o trabalho de Cristo(1Co 12:1-31);
O finalidade dos dons (Ef 4:12-14)
- O aperfeiçoamento dos santos;
- Para a obra do ministério;
- Para edificação do corpo de Cristo;
- Para chegar a unidade da fé(Ef 4:13);
- Para chegar ao conhecimento do filho de Deus;
- Para chegar à estatura de varão perfeito.

Fonte: Diante do Trono

Estudos Bíblicos-índice

Estudos Bíblicos

“Examine tudo e retenha o que for bom” – I Tg 5,21

Louvor

“Examine tudo e retenha o que for bom” – I Tg. 5,21

BIOGRAFIAS

Biografias

terça-feira, 21 de outubro de 2008

AUTO-ANÁLISE

Geraldo Carlos Prata

O Salmo 19 diz: Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas”. Todos os dias, nós deveríamos pensar nessa afirmação. Você já percebeu que nunca temos senso de auto-análise, no sentido de descobrir se estamos inadequados? Nós sempre nos auto-analisamos para nos vangloriarmos. Nossos grandes feitos são constantemente rememorados em nossa mente. Acostumamos-nos a reviver os sucessos passados para nos exaltarmos. Porém, a Palavra de Deus afirma que devemos refletir sobre os nossos erros. É lógico que nunca discerniremos nossas faltas, enquanto não tivermos o senso de avaliar nossa fraqueza. Você pode observar que sempre temos razões e justificativas para cada erro que cometemos. Essa vida de razões nos torna intransigentes com as pessoas, porque nos consideramos “donos da verdade”.
Deus nos diz que não temos condições de nos avaliar. Toda análise que fazemos de nós mesmos é falsa, porque ressaltamos apenas nossas habilidades. Em João 14:6 está escrito: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Somente somos adequados para Deus quando obedecemos as Escrituras. Somente a Palavra de Deus é a verdade. A única verdade está em Jesus e Jesus é o Verbo, é a Bíblia. À medida que a conhecemos somos libertos e livres. Todos nós precisamos conhecer os mandamentos divinos. Apenas o Senhor Jesus pode nos livrar dos enganos que temos em nosso próprio pensamento.
Você já notou que constantemente nossa mente está julgando? Para cada pessoa, para cada situação, temos um rótulo. Contudo, no dia em que formos livres do domínio da velha natureza pecaminosa, deixaremos de julgar. O Cristo que habita em nós é cheio de amor. E o amor é dotado de liberdade. O amor aceita que as pessoas têm o direito de agirem como querem. Devemos compreender a verdade de que somos criatura de Deus e não juízes.
Em Jeremias 17:9-10 está escrito: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”. Quando confrontamos nossos pensamentos, atitudes e sentimentos com a Palavra de Deus somos expostos, porque enxergamos nossos erros. Então, temos que nos humilhar e clamar para que o Senhor nos transforme. A pior atitude que podemos ter diante disso é o “auto-aperfeiçoamento”. Quando somos reprovados pela Palavra de Deus, não podemos tentar simplesmente nos “melhorar”. Nossa única saída é nos render ao Senhor em total obediência à Sua vontade revelada na Bíblia. Leia o Evangelho de Mateus, capítulos 5, 6 e 7 e deixe essas Palavras de Deus entrar no teu coração. Nenhum homem se conhece, apenas Deus conhece cada homem.

 

Comentário

Wagner Cipriano Comentário de Wagner Cipriano em 7 August 2008 às 12:39
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.(Deut. 32:2)
Com essas palavras Moisés, ao fim de sua carreira, nos revela que via o seu povo ainda por sofrer uma transformação em sua vida interior. 
E na mensagem Auto-análise vemos exatamente porque a igreja de Moisés estava em fracasso e a maioria pereceu no deserto, como hoje muitos estão perecendo dentro de nossas igrejas: ninguém olha para dentro de si próprio. Sempre encontramos faltas nos outros e não percebemos nossos próprios erros.
Ah, se a igreja de Moisés desse ouvidos às mensagens divinas, à sã doutrina, jamais teriam perecido no deserto. Não deixaram a Palavra gotejar, como chuva, para brotar coisas boas nos corações.
Afinal, nos dias de Moisés como nos nossos, a Palavra de Deus está chovendo. Chove Palavra nas rádios, jornais, revistas, TVs, na internet, em panfletos, nas praças do nosso Brasil... Como não faltou a Palavra nos dias de Moisés, Deus não está deixando faltar em nossos dias. E, com certeza, ela não voltará vazia para Deus. Resta esperar que, assim como a chuva faz brotar erva verde, a Palavra de Deus, gotejando nos corações, faça brotar vida, sabedoria, conhecimento bíblico, entendimento, sensatez, paciência, longanimidade, bondade, perdão, amor, paz e alegria no povo de Deus.
Muito obrigado por essa mensagem esclarecedora da Palavra de Deus.
Com certeza ela me edificou e edificará muitos outros.
Do seu irmão em Cristo,
Pr. Wagner Cipriano

O CAVALO DO PRINCÍPE!

Paulo Ventura

 

  •  
  • A maior parte dos membros de nossas igrejas é constituída de mulheres. Por isso observamos o comportamento feminino diante de crises e adversidades cotidianas.
    Algumas são tremendas heroínas e fazem jus a medalhas pela sua aptidão em reverter situações, que a princípio parecem insolúveis.
    Dentro do casamento, que segundo a minha opinião, é o maior reduto de conflitos vividos por uma mulher em sua vida, é onde se manifesta seu caráter de vencedora. Ali ela lida com maridos que não as compreendem e com filhos que discutem e disputam seus espaços no seio da família.
    No extenso rol de mulheres da Bíblia, há uma com uma história interessante. Trata-se de Abigail. Este nome significa "pai da alegria". Ela se casou com um homem chamado Nabal. Este nome significa "insensato".
    “Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.” (I Sm 25:3)
    A “sensata e formosa” casou com o “duro e maligno”! Apesar de tolo o “duro e maligno” era rico e possuía cerca de três mil ovelhas e mil cabras e muitas terras. Às vezes os estúpidos também prosperam. Foi o caso deste.
    Um dia Davi enviou alguns homens a falar como o “duro e maligno” a fim de solicitar aprovisionamento para ele e sua tropa de seiscentos varões.
    Ora veja o que aconteceu: O “duro e maligno” negou a petição. Logo pra quem o bobo foi negar! Ele até disse que nem conhecia este tal de Davi. Se conhecesse, ele teria pensado duas vezes antes de dizer não.
    Parece que Davi não estava num de seus melhores dias e decidiu arrasar o “duro e maligno” e tomar tudo o que ele possuía.
    Neste momento, justo neste momento, entra em cena a heroína desta história. A “sensata e formosa” Abigail. A solucionadora de conflitos. A virtuosa e bela Abigail. Que mulher extraordinária! Foi um empregadinho da fazenda que lhe informou sobre a tragédia que iria se abater sobre todos.
    Uso a palavra tragédia, porque enfrentar Davi, irado, com mais seiscentos homens valentes, lutadores corajosos e que topavam qualquer parada por Davi, só podia ser uma tragédia.
    Davi se rendeu a atitude da “sensata e formosa” e se encantou com sua beleza acrescentando um adjetivo aos dois que ela já possuía: bendita!
    Vá à Bíblia e leia o restante da historia. Você vai se emocionar com o final. Como esta “sensata, formosa e bendita” mulher “enfrentou” Davi e quatrocentos homens levando como “arma”:
    “... duzentos pães,
    dois odres de vinho,
    cinco ovelhas preparadas,
    cinco medidas de trigo tostado,
    cem cachos de passas
    e duzentas pastas de figos...” (1 Sm 25:18)
    E, além da comida levou também sua sensatez, formosura, prudência, coragem e sensibilidade aliadas a uma atitude de humildade, muito peculiar às verdadeiras heroínas.
    Grande mulher, essa tal de Abigail. É um extraordinário exemplo de esposa e mãe! Apesar de não ser amada pelo “duro e maligno” lutou pelo seu casamento para preservar a família que Deus havia lhe confiado.
    Ao longo do meu ministério conheci muitas mulheres que agiam assim. Verdadeiras heroínas, cuja grande virtude era saber chorar sem fazer barulho.
    Escrevi este texto para você, irmã corajosa que sabe lidar com os conflitos sem perder a sensatez e a formosura. Que aprendeu a sorrir por fora, enquanto chora por dentro!
    Lamento que por vezes. Os homens perderam a sensibilidade de príncipes, para se tornarem “duros e malignos”.
    Algumas dessas irmãs subiram ao altar do matrimônio imaginando que estavam casando com o príncipe.
    Durante o dia a dia do casamento, se dão conta de que na verdade, casaram com o cavalo do príncipe. E não foi o “cavalo branco”.
    Foi o “cavalo selvagem”!

3 Comentários

Wagner Cipriano Comentário de Wagner Cipriano em 7 August 2008 às 22:52
Passei aqui, irmão Paulo, para te saudar.
Li a mensagem, muito edificante para nossas irmãs em todas as igrejas evangélicas.
Aliás, nota-se, inclusive, um número muito superior de mulheres dentro de nossas igrejas. Elas sempre são mais sensatas e coração sensível à voz da Palavra de Deus.
Que Deus abençoe nossas irmãs em Cristo, em todo o mundo.
Ao irmão um forte abraço em Cristo, de seu conservo e irmão
Pr. Wagner Cipriano
culturaevangelica@gmail.com
ERENILDES Comentário de ERENILDES
Graça e Paz Irmão Paulo!
Que linda mensagem e edificante,gloria a Deus pela sua vida,Ministerio e Familia, Que Deus continue a te usar como instrumento de benção, para falar com homens e mulheres de nossas igrejas.Estarei orando. Prª Erenildes.
Wagner Cipriano Comentário de Wagner Cipriano
A paz do Senhor Jesus Cristo seja contigo, meu ir. e Ap. Paulo. Voltei aqui para dizer-lhe isso: lembrei-me de que muitos "nabais" são "cavalo do príncipe deste século", ou seja, de satanás. Quantos homens são duros e malignos porque estão montados pelo príncipe das trevas. São cavalos montados e conduzidos pelo diabo. Ser "cavalo do príncipe" das trevas é ser nabal (do hebraico= louco). É por isso que vemos tanta loucura em nossos dias. Milhões se tornando meros cavalos do poder das trevas. Podiam ser homens e mulheres de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo. Como a escolha é pessoal, nem todos serão como Davi ou como Abigail.
Do irmão em Cristo,
Pr. Wagner Cipriano
Cultura Evangélica

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Questões para Descrentes

44 Questões para quem ainda é descrente

Para sermos justos no debate acerca de questões de fé, não apenas os cristãos devem ser chamados para o banco das testemunhas. Até mesmo aqueles que questionam, ou, de outra maneira, persistem em pronunciar ceticismo contra o cristianismo têm algumas questões a responder. De fato, considerando as evidências, sem dúvida se requer mais fé para estar fora do círculo daqueles que crêem do que para se juntar a ele. Para assegurar integridade, portanto, até mesmo para nossos leitores que não são crentes, aqui estão alguns assuntos sobre os quais você também deveria ser capaz de prestar contas.

Obs: as questões que seguem estão acompanhadas de links. Se alguma lhe interessar, clique no link, que abrirá uma página do site contendo o estudo e a resposta fundamentada (você deve estar conectado à internet).

1. Como você explica o alto grau de projeto e ordem no universo?
>> Aprenda mais acerca do universo / origem da vida / origem das espécies / origem da humanidade

2. O que você diz da vasta documentação arqueológica das histórias, lugares e pessoas bíblicos?
>>
De que maneiras as descobertas arqueológicas tem verificado isso?
>> Evidências arqueológicas da Bíblia

3. Visto que absolutamente nenhuma profecia bíblica falhou (e há centenas), como alguém pode, realisticamente, permanecer incerto de que a Bíblia é de origem divina?
>> Leia acerca de profecias bíblicas cumpridas

Explique o retrato gráfico de Davi acerca da morte de Jesus por crucificação (Salmo 22), mil anos antes de a crucificação ser estabelecida como uma forma de punição capital?

Como poderia qualquer simples humano mirar com precisão a cidade natal do Messias sete longos séculos antes do fato, como fez o profeta Miquéias?
>> Leia o relato da “História de Deus” acerca de Miqu

Explique as probabilidades (1 em 10 elevado a 157ª potência) de que apenas 48 (das 300) profecias do Antigo Testamento serem cumpridas em uma pessoa, isto é, Jesus.
>> Mais sobre probabilidades estatísticas em relação a Jesus Cristo Vai
>> Quais profecias messiânicos foram cumpridas por Cristo? Resposta
>> Mais sobre profecias messiânicas

Como foi possível para o profeta veterotestamentário Isaías ter predito o nascimento virginal de Jesus (Isaías 7:14) setecentos anos antes de isso acontecer?
>> Leia o relato da “História de Deus” acerca de os profetas descreverem o Salvador
>> É o nascimento virginal um mito?

4. Como pode alguém duvidar da fidedignidade da Escritura considerando o número dos seus muitos manuscritos copiados e sua proximidade aos originais?
>>
Leia sobre a importância da descoberta dos Manuscritos do Mar Morto/ Os vídeos “Descobrindo a Bíblia” explicam as evidências dos manuscritos e muito mais.

5. Você é capaz de viver de acordo com sua atual visão de mundo?
>> Visite Summit Ministries para comparações entre visões de mundo…

6. Não faria mais sentido, inclusive na prática, viver como se o Deus da Bíblia de fato exista do que não?

7. De que modo Jesus era um “bom homem”, se Ele estava mentindo em Sua afirmação de ser Deus?
>> Jesus é mesmo Deus?…

8. Você acha que Jesus estava mal orientado em afirmar a confiabilidade da Escritura, isto é, João 10:35, Mateus 24, Lucas 24:44?

  1. Se a Bíblia não é verdadeira, por que ela é considerada universalmente como o “Livro Bom”?
    >> Como posso saber se a Bíblia é verdadeira?… / A Bíblia é verdade ou tablóide? / A Bíblia pode ser infalível mesmo sendo escrita por homens falíveis?

Você está ciente de que só o Antigo Testamento afirma ser a palavra inspirada de Deus pelo menos 2600 vezes?

Você sabia que a Bíblia tem sido o best-seller número um a cada ano, desde a invenção, em 1436, da imprensa de Gutenberg?

>> A Bíblia—um livro impressionante

10. De onde vem o senso moral universal da humanidade?

11. Se o homem não é nada senão o arranjamento aleatório de moléculas, o que o motiva a preocupar-se e a viver honrosamente no mundo?

12. Explique como a personalidade poderia ter evoluído do impessoal, ou como a ordem resultaria do caos.

13. Se a ressurreição de Jesus foi uma farsa, por que doze homens inteligentes (os discípulos de Jesus) teriam morrido pelo que eles sabiam ser uma mentira?
>> A ressurreição é um mito?…

14. Como você explica o fato de que um único homem, relativamente inculto e virtualmente pouco viajado, morto aos 33 anos, radicalmente mudou vidas e a sociedade até nossos dias?
>> Saiba mais acerca da vida, morte e ressurreição de Jesus

clip_image002

  1. Por que tantos dos maiores pensadores da história têm sido crentes? Você já imaginou por que milhares de cientistas inteligentes, vivos e mortos, têm sido homens e mulheres de grande fé?
    >> Cientistas de verdade acreditam na Criação? / A Bíblia é completamente acurada, ou ela contém algumas inacurácias acerca da história e da ciência?

16. Não é um tanto arrogante sugerir que incontáveis igrejas e pessoas (incluindo homens como Abraham Lincoln) estão todos radicalmente errados na sua visão da Bíblia?

17. O que você diz da origem da vida considerando a complexidade irredutivel de seus componentes essenciais?
>>
Saiba mais sobre a origem da vida

18. Como a Segunda Lei da Termodinâmica pode ser reconciliada com a teoria evolucionária progressiva e naturalística?
>> Segunda Lei da Termodinâmica - Essa lei básica da natureza impede a evolução?…

Como você reconcilia a existência de inteligência humana com o naturalismo e a Lei da Entropia?

19. Por que a Bíblia somente, de todos os livros “sagrados” do mundo, contém tantas profecias detalhadas de eventos futuros?
>>
Saiba mais sobre a Bíblia

20. Baseado em que a Bíblia pode (interpretada conforme a ortodoxia cristã histórica) ser desafiada como um padrão de verdade único e final (Galatians 1:8)?

21. É a absolutamente verdadeiro que “verdade não é absoluta” ou apenas relativamente verdadeiro que “todas as coisas são relativas”?
>> A Perda da Verdade—Nós estamos vivendo na idade da pedra no que se refere à moral?…

  1. É possível que sua descrença em Deus seja, na verdade, uma repugnância de se submeter a Ele?
    >> O plano de Deus
  2. Sua atual visão de mundo o provê com um senso adequado de significado e propósito?

24. Como você explica as vidas radicalmente mudadas de tantos crentes cristãos ao longo da história?

25. Você está ciente de que cada alegada contradição da Bíblia tem sido respondida de uma maneira inteligível e digna de crédito?
>>
Mais sobre contradições da Bíblia

26. O que você diz acerca das centenas de livros eruditos que cuidadosamente documentam a veracidade e fidedignidade da Bíblia?

27. Por que e como a Bíblia tem sobrevivido e até mesmo prosperado a despeito de séculos de tentativas, no mundo inteiro, de destruí-la e banir sua mensagem?
>> Recurso recomendado: “O Livro Indestrutível” (vídeo)…

28. Por que não seria absurdo tentar falar ou sequer conceber um “Deus” inexistente quando um Deus existente seria, por definição, maior?

29. Você já considerou o fato de que o cristianismo é a única religião cujo líder é tido como tendo ressuscitado dentre os mortos?
>>
É o cristianismo realmente único entre as religiões do mundo?…

30. Como você explica a sepultura vazia de Jesus à luz de todas as evidências que agora foram atestadas como essencialmente irrefutáveis por vinte séculos?
>>
A ressurreição é um mito? / Cristo realmente ressuscitou dentre os mortos? / As testemunhas estavam tendo alucinações?

31. Se Jesus não morreu realmente nem ressuscitou dentre os mortos, como Ele poderia (em Sua condição) ter frustrado todas as medidas de segurança postas à sua sepultura?
>> Jesus realmente morreu? / Como Jesus morreu? / O que crucificação?

32. Se as autoridades roubaram o corpo de Jesus, por quê? Por que eles perpetrariam o próprio cenário que mais desejam impedir?
>> O corpo de Jesus poderia ter sido roubado da sepultura?…

33. Se Jesus apenas reanimou-se na sepultura, como Ele lidou com a guarda romana posta bem em frente à sua entrada?
>>
Jesus poderia ter simplesmente desmaiado? / A ressurreição é um mito? / Jesus Cristo realmente ressuscitou dentre os mortos?

34. Como alguém pode realisticamente ignorar o depoimento de mais de 500 testemunhas de um Jesus vivo após sua crucificação (ver 1 Coríntios 15:6)?
>> Talvez as as testemunhas estivessem apenas vendo coisas?…

35. Se todas as declarações de Jesus de ser Deus foram o resultado de Sua própria ilusão, por que Ele não evidenciou insânia em quaisquer outras áreas de Sua vida?
>> O caráter de Jesus Cristo é coerente com suas grandes declarações?…

36. Se Deus é imutável, não seria verdadeiro que alguém que muda por repentinamente “perceber” que ele/ela é “Deus” não é, portanto, Deus?

37. A sua descrença em um Deus perfeito é possivelmente o resultado de uma má experiência com uma igreja imperfeita, ou um entendimento errado dos fatos, e portanto uma rejeição injusta do próprio Deus?
>>
Por que eu deveria estimar o cristianismo, se todos os cristãos são hipócritas? / Que tipo de mundo você criaria? / Como surgiram as coisas más? / Por que os inocentes sofrem? / Deus sente sua dor? / Bondade de Deus / Deus é justo? / Como um Deus de amor pode mandar alguém para o inferno?

38. Como 35-40 homens, num período de 1500 anos e vivendo em três continentes separados poderiam orientar a autoria de uma mensagem unificada, isto é, a Bíblia?
>> Pode a Bíblia ser infalível se foi escrita por pessoas falíveis? / Mais sobre a harmonia da Bíblia / Os vídeos “Descobrindo a Bíblia” explicam a impressionante autoria da Bíblia e muitas outras evidências

39. Você julgaria a Declaração de Independência como errado em afirmar que “todos os homens são dotados pelo seu Criador…?”

40. Como as origens da vida não são observáveis, verificáveis ou falsificáveis, a que mais a “ciência” histórica equivale senão apenas a mais um sistema de fé?
>> Qual é a natureza da ciência e dos cientistas? / Por que tantos cientistas endossam a evolução? / Questões freqüentemente feitas acerca da Origem da Vida

41. O que você diz de todos os estudos antropológicos indicando que mesmo as tribos mais remotas mostram algum tipo de consciência teológica?

42. Por que aceitar as incríveis probabilidades de que a inclinação e posição de nossa planeta em relação ao sol são mera coincidência?
>>
Reflita: Houve um Big Bang?…

43. Se cada efeito tem uma causa, e se o próprio Deus é o universo (isto é, é um com o universo, como alguns não-cristãos sugerem), o que ou quem, então, causou o universo?
>> Veja nossa Super-Biblioteca da Criação para resposta sobre Criação/Evolução…

44. O que seria necessário para persuadir você a se tornar um crente?


Um estudante universitário assistia uma aula de filosofia que levantou uma discussão acerca da existência de Deus. O professor apresentou a seguinte lógica:

“Alguém nesta sala já ouviu a Deus?” Ninguém disse nada.

“Alguém nesta sala já tocou em Deus?” Novamente, ninguém disse nada.

“Alguém nesta sala já viu a Deus?”

Quando ninguém disse nada pela terceira vez, ele disse: “Então Deus não existe”.

Um estudante pensou por um segundo e então pediu permissão para replicar. Curioso para ouvir a resposta desse estudante corajoso, o professor permitiu. O estudante levantou-se e disse o seguinte:

“Alguém nesta sala já ouviu o cérebro do professor?” Silêncio.

“Alguém nesta sala já tocou no cérebro do nosso professor?” Silêncio absoluto. “Alguém nesta sala já viu o cérebro do nosso professor?”

Quando ninguém na sala quis falar, o estudante concluiu: “Então, de acordo com a lógica do nosso professor, deve ser verdade que nosso professor não tem cérebro!”

As conclusões filosóficas requerem cuidado, pois nem sempre são fruto da verdade.

O estudante recebeu um “A” na aula.

(FONTE - matéria originalmente publicada no site Cristian Answers: http://www.christiananswers.net/portuguese/q-aiia/questions-for-skeptics-por.html )

Princípios para Evangelização

COMO USAR A LEI EFETIVAMENTE O PRINCÍPIO RCCR DE EVANGELISMO por Ray Comfort

Tradução: Elaine Freire

RCCR é um princípio para evangelização que consiste em usar a Lei para trazer o conhecimento do pecado. Acredito que esse método é a maneira pela qual as escrituras apresentam o Evangelho. Charles Finney disse: “Cada vez mais, a Lei deve preparar o caminho do Evangelho,” enquanto Spurgeon disse: “ Meus irmãos, não devemos cessar de declarar a Lei, suas ordenanças, ameaças, e a multiplicação de sua violação pelos pecadores.” Bom, em minha observação, vejo que freqüentemente o mundo tropeça sem querer em princípios bíblicos. Uma área em que tenho notado isso é na área de vendas. Então, o que vamos fazer é dar uma olhada na maneira com que um vendedor usa o princípio RCCR: Relacionar, Criar, Convencer, e Revelar, como nos é relatado em João 4. Certo vendedor vem andando na rua, ele quer abordar uma mulher para tentar vender um de seus aspiradores de pó. Primeiramente, veremos o princípio de Relacionar. Ele não quer que ela bata a porta na sua cara, então, suas primeiras palavras são muito importantes. Ele bate à porta e diz: “Bom dia, me chamo fulano de tal da companhia de aspiradores de pó. Ah! Notei que a senhora tem lindas rosas aí na entrada. Foi a senhora mesma quem plantou?” Só por um momento ele quer ter algo em comum para conversar com ela abrindo o caminho em um nível que ela entenda, alguma coisa em que ela se interesse. Ele pode não mencionar as rosas, talvez comente sobre o clima, talvez sobre o cachorro. Talvez tenha uma criança junto à senhora; Talvez ele diga: Que criança bonita. É sua filha? Ou qualquer coisa com em que ela possa se interessar. Primeiro, Relacionar. Segundo, Criar. Esse é o momento em que o vendedor cria uma oportunidade para mencionar o produto. Com uma deliberada mudança de assunto, ele começa a falar sobre o tópico desejado. Terceiro, Convencer. Ele precisa convencer a mulher fazendo-a sentir-se mal sobre o aspirador de pó que ela possui, de maneira a fazê-la ver que precisa de um novo. Quarto, Revelar. Neste momento ele revela o produto para ela. Ele talvez use certa pressão psicológica. Os vendedores de enciclopédias geralmente fazem isto. No momento em que entram em sua casa, abrem exemplares por todo o chão. Talvez digam assim: “Ah! Tenho um exemplar em meu carro! Vou correndo buscar para você.” Assim, ele trabalha de maneira subliminar, impondo uma situação em que o cliente se sentirá obrigado a pensar coisas do tipo: “Nossa, esse jovem está tendo tanto trabalho para me mostrar o seu produto. Não posso dizer ‘não’ a ele.” Manipulação psicológica. Ele talvez não dê a você a escolha de dizer “sim” ou “não.” Tenho uma filha que se parece comigo – mas não diga isso a ela. Pode lhe subir à cabeça. Muitos anos atrás, ela usou esse princípio com a minha esposa. Ela foi até a sua mãe e disse: “Mamãe, posso pegar um ou dois pirulitos?” Minha esposa disse: “Dois não. Tome um. Agora vá brincar.” Tudo que ela queria era um pirulito. Ela não deu à mãe a chance de dizer ‘sim’ ou ‘não’, mas a escolha ___________________ Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br entre um ou dois. O vendedor não diz: “Você quer um? Sim ou não?” Todos dizem: “Você quer o modelo de luxo ou o modelo super”? Sem dar a você escolha de dizer ‘sim’ ou ‘não’, mas a escolha entre os modelos. Freqüentemente tenho visto evangelistas usando pressão psicológica, manipulação psicológica em suas proclamações evangelísticas, especialmente no momento do apelo. Acredito que aqueles que fazem isso talvez se encontrem sem a ajuda do Espírito Santo e acabam colhendo “passivos” ao invés de “ativos” para a igreja local. Então, vamos agora do natural ao espiritual examinando o princípio de evangelização RCCR. Vamos dar uma olhada nos passos do Mestre no evangelho segundo João, capítulo 4. De nenhuma maneira estou dizendo que Jesus usava técnicas de vendas. O que estou dizendo é que o mundo tropeça sem querer nesses princípios bíblicos relatados em João 4: Relacionar, Criar, Convencer, Revelar. Versículo 7, Relacionar. Como Jesus se relacionou com a mulher? Uma mulher de Samaria veio tirar água. Jesus disse a ela: “Dá-me de beber.” Note que Ele não chegou na frente dela e disse: “Você já se lavou no sangue do cordeiro?” ou "Você já crucificou seu velho homem?” Não, ele não se relacionou dessa forma. Tenho outra para você, aqui vai o texto: “Como um homem pode entrar dentro do útero e nascer novamente?” Uma vez disse para um grupo de mais ou menos duzentas pessoas: “Embora suas peles estejam vermelhas, elas serão brancas como a neve.” A reação, logicamente, foi: “Pregador racista”. Então, Jesus não foi despejando verdades espirituais profundas sobre a mulher. Ele falou com ela no plano natural sobre coisas que ela conseguia entender. Por quê? Bem, “Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” Primeiro, o natural e depois o espiritual. Você não precisa chegar a um pecador e dizer: “Dá-me de beber,” mas pode se relacionar com ele de uma forma natural falando sobre o tempo ou sobre a profissão dele ou sobre esportes – algo que ele entenda. Relacione-se com os perdidos. Eu aprendi isso de uma maneira difícil como novo convertido. Comecei batendo de porta em porta, algo que achei muito difícil porque muitas seitas têm roubado nossa força e até se intrometido na privacidade das pessoas de maneira bastante inconveniente. Então, certa vez bati a uma porta e uma senhora veio atender. Abri um sorriso e, de uma maneira bem legal e com uma voz clara, disse: “Olá, eu não sou Testemunha de Jeová!” Ela respondeu: “Ah, é? Mas, eu sou!” Então, a maneira de Deus é a sempre a melhor: primeiro, o natural, depois o espiritual. Relacione-se! Segundo, Criar. Versículo 10: “Jesus respondeu-lhe: “Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” Uma deliberada mudança do nível natural para o espiritual. Essa é a parte em que precisamos de coragem: trocar do natural para o espiritual. Da previsão do tempo você poderia mudar o assunto com uma frase do tipo: “Tivemos um palestrante muito interessante em nossa igreja recentemente,” ou “Você viu aquele programa cristão na televisão?” O que estamos fazendo é usar o nosso “radar,” sondando e questionando para ver se essa pessoa está aberta às verdades espirituais. Observe, por exemplo, uma abelha trabalhando. Ela voa para as flores. Ela vai de flor em flor. Subitamente, acha uma que gosta e vai direto ao coração daquela flor. O que a abelhinha está fazendo? Está procurando por néctar. Somos como as abelhas ___________________ Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br procurando por néctar em um coração aberto. Vamos de flor em flor até acharmos alguém que não se sente ofendido pelo evangelho. Alguém que esteja aberto. Se estiver realmente abertos, precisamos saber como chegar ao coração dessa pessoa e trazer uma genuína convicção com a ajuda de Deus. Somos abelhas trabalhando para Deus, mas se a pessoa não estiver aberta, temos que tentar dar-lhe uma ferroada com a Lei antes de seguirmos voando adiante. Acredito que o evangelismo moderno tem se esquecido de uma grande e importante verdade que é: “A Salvação é do Senhor!.” Nem você nem eu somos capazes de salvar pecadores. O Senhor abriu o coração de Lídia para que ela pudesse prestar atenção às coisas que Paulo falou. “Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou o não trouxer” (João 6:44). “Deus dá o arrependimento com conhecimento do pecado para que se desprendam dos laços do diabo, aos quais estão presos.” (II Timóteo 2:25-26). Então, é Deus quem abre o coração das pessoas – e se alguém não estiver aberto – não podemos fazer nada sobre isso a não ser orar por elas. Então, não se sinta mal se alguém “estourar uma veia” de irritação quando você mudar a conversa para o nível espiritual, sinta-se livre e sem culpa para trocar de assunto novamente e, gentilmente, voltar ao nível natural, falando sobre o clima ou outro assunto. Outra pergunta que acho excelente e de cunho investigativo é: “Você teve uma formação cristã?” É muito inofensiva e mostra o estado da pessoa. Se a pessoa estiver aberta, devemos saber como trabalhar com o Espírito Santo, que convence do pecado, justiça e juízo (João 16:8). Relacionar, Criar, e terceiro, Convencer. Versículo 16. Como Jesus traz convicção? “Jesus diz para ela: “Vai chama o teu marido, e vem cá.” A mulher respondeu e disse: “Não tenho marido.” Disse-lhe Jesus: “Disseste bem, não tenho marido. Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido. Isto disseste com verdade.” Então, ela disse: “É verdade.” Jesus estava usando o sétimo mandamento: Não adulterarás – “Você é uma transgressora da Lei, praticante da iniqüidade.” Outra pergunta investigativa que pode ser usada é: “Você vê a sua necessidade do perdão de Deus?” Agora, muitas pessoas dirão não. “Não” porque provérbios 16:2 diz: “Todos os caminhos do homem são puros aos próprios olhos.” Eles são ignorantes da justiça de Deus e andam procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Finney disse: “A espiritualidade” – ou essência da Lei – “deve ser aplicada sem misericórdia na consciência até que a auto-justiça do pecador seja aniquilada e que ele pare, sem palavras, sentindo-se condenado diante de um Deus santo.” Então, quero que você continue com o dedo em João capítulo 4, mas vamos olhar juntos Êxodo 20:2. Veremos como a essência da Lei aniquila a auto-justiça. Examinaremos os Dez Mandamentos à luz da revelação do Novo Testamento. Veja se alguém consegue se segurar em sua frágil auto-justiça quando cada um desses Dez Mandamentos é atirado contra o indivíduo. Versículo três, o primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim.” O que isso significa? Bom, Jesus disse que na verdade, o que esse verso está dizendo é que somos ordenados a amar a Deus de todo o coração, mente, alma e pensamento. E mais, em Lucas 14:26, Jesus disse: “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” O que isso significa? Isso se chama “hipérbole.” A utilização de pontos extremos ___________________ Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br para reforçar uma afirmação. Enfatizando o contraste entre amor e ódio. Jesus, na verdade, estava dizendo que o amor que devemos ter pelo Deus Todo-Poderoso deve ser tão grande que todas as outras afeições chegariam a desaparecer e serem vistas como ódio se comparadas ao amor que temos pelo Todo-Poderoso. Agora, isso me parecia difícil de engolir, mesmo já sendo cristão, até uns anos atrás quando resolvi comprar um televisor em cores para meus filhos para que eles assistissem desenhos à tarde. Na primeira tarde após termos comprado o aparelho, cheguei em casa, abri a porta e disse: “Oi, crianças, é o papai.” As crianças nem ligaram. Elas estavam assistindo televisão a dois palmos de distância da tela. Então, eu disse: “Crianças, o que é isso?” Desliguei a televisão e disse: “Meus filhos, comprei essa televisão para vocês se divertirem, mas, se ela ficar entre o nosso amor, entre o amor de vocês por mim, vou levá-la embora. A ordem de afeição está errada. Vocês estão colocando o amor de vocês no presente ao invés do provedor dele.” Agora, se você ama a sua mãe, seu pai, seu irmão, ou sua irmã, ou seus amigos, ou sua namorada, seu esporte, sua viajem, seu carro, seu dinheiro, seu ministério ou até sua própria vida mais do que você ama a Deus, estará colocando a sua afeição nos presentes ao invés de colocá-la no provedor. Isso se chama “afeições desordenadas.” Deus tem ciúmes do seu amor. Olhando para atrás nos meus 22 anos como não-cristão, percebo que não amava Deus de coração, mente, alma, e pensamento. O fato é que não existia nada em mim que desejasse Deus. A Bíblia diz: “Não há quem busque a Deus.” Odiamos a Deus sem causa. Claro, não odiamos nosso próprio deus que temos criado à nossa imagem, mas odiamos o Deus da Bíblia se O enxergarmos de maneira verdadeira. Ele é um Deus justo, um Deus de santidade, um Deus de justiça. O nome de Deus e a palavra ‘chato’ para mim eram sinônimos na época em que eu era um pecador. Eu não tinha desejo por Deus. Eu tinha quebrado o primeiro mandamento em mil pedaços. Na verdade, ele é que tinha me quebrado. O segundo mandamento, versículo 4. “Não farás para ti imagem de esculturas.” Não farás para ti um ídolo, que significa ‘não farás um deus nem com suas mãos, nem com sua mente.’ O homem do século vinte normalmente não cria um deus com as mãos, mas ele cria um deus para se justificar. Ele cria um deus à sua própria imagem e semelhança. Ele cria um deus pessoal e diz: “Meu deus não é um deus de julgamento. Meu deus não criaria o inferno” Isso porque o deus dele não existe. Este deus é fruto de sua imaginação. Ele molda a imagem de um deus para se justificar, para justificar os seus pecados – e ama o deus que criou. O seu deus não lhe impõe padrão moral algum. O deus dele é um bobo – e aqueles que os criam são iguais a eles. (Salmo 115:7-8). A Bíblia diz: “Os idólatras não herdarão o reino de Deus.” Se você estiver andando no meio de uma linha ferroviária e um trem está à cinqüenta metros de você vindo numa velocidade de sessenta quilômetros por hora e você disser: “Bom, eu acredito que esse trem é de esponja.” Isso mudará alguma coisa? Não. Se você não sair da linha do trem, virará picadinho. Você não mudará a realidade com suas crenças. Você e eu podemos acreditar no que desejarmos sobre Deus, mas Ele diz “Eu sou o Senhor, Eu não mudo (Malaquias 3:6). Eu amo justiça e odeio a iniqüidade (Salmo 49:7), “ainda que o mau junte mão à mão, não ficará sem castigo” (Provérbios 11:21). O mau não ficará sem castigo. I Coríntios 6:9 “ Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus.” O terceiro mandamento, versículo 7 diz: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.” Bom, a maioria das pessoas usa o nome Deus como se fosse nada até chegar ao ponto em que eles nem percebem que estão usando o nome de Deus em vão. Eu estava num restaurante quando duas garotas sentaram-se à mesa ao lado, perto de mim. Depois de uns cinco minutos eu fui até elas e disse: “Com licença, vocês gostariam de ganhar este livreto? Dei um para cada uma. Uma delas disse: “Esse livreto é cristão?” No que ___________________ Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br eu disse: “É sim” Ela respondeu: “Eu sou cristã”. Eu virei para a amiga dela e disse: “Não pode ser, você?” e ela disse: “Porque você está dizendo isso?” Eu disse: “Porque nos últimos cinco minutos você blasfemou o nome de Deus cinco vezes.” Ela disse: “Meu Deus, é verdade!?” “Seis.” Eu disse: “Sabe o que você que está fazendo?” E ela disse: “não muito.” Eu disse: “Um homem acidentalmente bate o dedo com o martelo. Aiiiiiiiii. Que dor!” e precisa expressar como o que sente, então ele solta uns palavrões nojentos ou talvez use o nome de Deus e diga: “Ai, Meu Deus!” ou use o nome de Jesus Cristo. Fazendo isso, ele está tomando o santo nome de Deus, que está acima de todos os nomes, e o rebaixando para o nível de um palavrão nojento para expressar sua raiva.” Então, disse a ela: “Eu não teria coragem de fazer isso com o seu nome e você esteve fazendo isso com o nome do seu Criador? Eu não gostaria de estar no seu lugar no Dia do Julgamento nem por todo o dinheiro do mundo.” Ela disse: “Nossa! Você arruinou meu dia.” Ela sabia em seu coração que não deveria blasfemar o nome do criador dela. Tem-se dito: “Nunca confie em alguém que blasfeme o nome de Deus. Se eles blasfemam o nome de Deus que lhes deu vida, então também vão mentir para você e roubar você.” “O Senhor não tomará por inocente o que tomar seu nome em vão” (Êxodo 20:7) “Mas eu vos digo que toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.” ( Mateus.12:36). Quarto mandamento, versículo 8: “Lembra-te do dia de Sábado para o santificar.” Isto significa dar a Deus a devida honra. Durante 22 anos de minha vida, eu não separei um dia sequer dos sete dias da semana para glorificar a Deus em espírito e em verdade. O fato é que eu não separei um segundo para buscar a Deus e dizer: “Deus, qual é o seu caminho? Eu quero glorificar a ti, eu quero amá-lo, eu quero ser agradecido, eu quero ser cheio de gratidão.” O quarto mandamento me matou. Quinto mandamento, versículo 12: “Honra teu pai e tua mãe.” Isso significa dar valor a eles, honrá-los. Efésios 6:2 diz que é o único mandamento com promessa. Por outro lado, se não for cumprido, colhem-se também as conseqüências. “Para que te vá bem para que se prolonguem os teus dias na terra” se você não honra seu pai e sua mãe, se não dá valor a eles como sendo os vasos que Deus usou para lhe dar vida, então tudo não irá bem com você e seus dias não serão longos na terra. Sexto mandamento, versículo 13: “Não matarás.” A Bíblia diz que se você tiver raiva sem causa, você está em perigo do fogo do Inferno (Mateus 5:22) I João 3:15 diz que se você tem ódio no seu coração, você é um assassino. Você poderia dizer: “Eu gostaria de matar aquele cara.” Deus diz: “É o mesmo que fazer.” Ele sabe o porquê de você estar se segurando: não é por causa da bondade do seu coração ou por consciência, mas por medo das conseqüências de ser pego cumprindo o desejo do seu próprio coração. Nos dias atuais, em que aborto é tão prevalente, devemos fazer barulho nos púlpitos e deixar isso ressoar em todo mundo: “Não matarás.” Sétimo mandamento, versículo 14: “Não adulterarás.” Antes de ser cristão, a atitude que eu possuía em minha auto-justiça era essa: “Não matarás.” ‘Eu não matei ninguém.’ “Não adulterarás.” ‘Eu nunca fiz isso.’ “Não roubarás.” Eu só roubava fruta das árvores dos vizinhos quando era criança e isso não conta. Bom, eu provavelmente chegarei lá se existir mesmo o Céu.’ Mas, na noite da minha conversão, eu vi em Mateus 5:27-28: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.” Eu pensei: “legal,” mas, então, eu li as palavras: “Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher para cobiça- ___________________ Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br la, já em seu coração cometeu adultério com ela.” De repente eu vi que Deus requer a verdade que vem de dentro. Que Deus enxergava meus pensamentos e pecados secretos. E, de repente, eu clamei: “Ai de mim! Estou perdido. O que preciso fazer para ser salvo?” Subitamente, a cruz – quero dizer, é que vinha celebrando a Páscoa por tantos anos e de repente a cruz fez sentido. De repente me vi trancafiado na prisão dos meus próprios pecados, e lá estava a chave abrindo a porta: o Evangelho. Eu estava livre para sair pelo que Jesus havia feito na cruz. Oitavo mandamento, versículo 15: “Não roubarás.” I Coríntios 6:10 diz: “Os ladrões não herdarão o reino de Deus.” O que você precisa roubar para ser um ladrão? Um clipe de papel é o suficiente. Dez centavos já bastam. Deus não se impressiona com o valor. Se você roubar alguma coisa, se tirar vantagem do seu chefe, você é um ladrão e de maneira nenhuma poderá entrar no reino de Deus. “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração,” (Salmo 24:3-4). Nono mandamento, versículo 16 “Não dirás falso testemunho contra teu próximo.” Mentirinhas “bobas” e mentiras “necessárias.” Quantas mentiras você precisa dizer para ser um mentiroso? Somente uma. Apocalipse 21:8: “Todos os mentirosos terão a sua parte no lago que arde com fogo e enxofre.” Décimo mandamento, versículo 17: “Não cobiçarás.” Significa ser materialista, ou ganancioso em relação aos pertences de alguém. I Coríntios 6:10 diz: “O avarento não herdará o reino de Deus.” Agora o último prego no nosso caixão, Tiago 2:10: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” Se você tentar guardar a Lei de Deus e ainda sim ofender em um ponto, você é culpado de todos. De fato, a Bíblia diz: “Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da Lei, para fazê-las.” (Gálatas 3:10). Se você disser: “Eu vou me acertar com o Senhor guardando os mandamentos, você terá que guardar todos eles: morais, cerimoniais e civis. “Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da Lei para fazê-las.” Quebre uma das leis de Deus e você será culpado por todas. A mesma coisa com a lei Civil: você não precisa violar dez leis para ter a polícia atrás de você, uma só já basta. Você se torna um transgressor e fica em débito com a justiça. Cada fio de cabelo na sua cabeça está contado. De toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Deus vê todos os seus pensamentos. “Aquele que formou o olho, não verá?” (Salmo 94:9). Será que Deus pode criar o olho e ainda assim ser cego? Não, os olhos do Senhor estão em todos os lugares vendo o bem e o mal. Deus formou as orelhas. Ele ouve tudo que dizemos. Ele vê na escuridão como se fosse pura luz. Ele é perfeito, santo, justo e bom. Ele separou um dia em que julgará o mundo em justiça. Uma vez que você conduz o pecador à essência da lei, somente precisa dizer a ele. “Se Deus fosse julgar você por este padrão, isto é, pureza de pensamentos, palavras e ações – ‘seja perfeito, como seu pai no Céu é perfeito’ – se Ele fosse julgá-lo pela Lei, você seria inocente ou culpado? Céu ou Inferno?”Mas, quando o pecador diz: “Não me importo de ir para o inferno: todos os meus amigos estarão lá,” diz isso por incredulidade. Como Jonathan Edwards disse: “Quase todo homem natural que ouve sobre Inferno lisonjeia-se ao ponto de dizer que escapará.” Ele não acredita que é ruim o suficiente para ir para o Inferno. Mas, a Lei moral de Deus é capaz de mostrar-lhe que é ruim o suficiente para ir para o inferno. É por isso que Paulo “arrazoou” com Félix (Atos 24:25): “‘Agora vamos raciocinar juntos’, disse o Senhor.” (Isaías 1:18) e quando Paulo arrazoou com Felix, ele apelou para o bom ___________________ Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br senso dele. Félix tremeu porque de repente viu que o Inferno fazia sentido. Quero dizer, realmente faz sentido. Você argumenta com o pecador que a coisa mais razoável, racional, lógica e inteligente que há é o Inferno existir. Você pode dizer: “O que você quer dizer? Bom, se um homem arrombar a casa de uma velhinha para estuprá-la, estrangulá-la até a morte, queimar o seu corpo, e conseguir se safar porque não há evidência, devemos nos perguntar: “O que Deus pensa sobre isso?” Quero dizer, será que Deus que vê tudo e simplesmente diz: “Bom, esquece, o cara estava apenas se divertindo.” Será que Deus não tem senso de justiça? Atribuímos aos homens com seus sistemas de cortes e tribunais maior senso do que é certo e errado, mais senso de justiça, que o Deus todo poderoso? A Bíblia diz: “Que ao culpado não tem por inocente.” Se Deus não punir o crime ou pecado, então Deus é injusto. Qualquer juiz que faz vista grossa para o trabalho da máfia, é um juiz corrupto. E se Deus não punir o pecado, se ele se tornar cego para assassinato, estupro, ganância, concupiscência, inveja, ciúmes, orgulho, etc. – todo tipo de pecado – então Deus é injusto. Qual é a distância que você está em relação à verdade? O todo poderoso perverterá a justiça? Não Deus separou um dia em que Ele julgará o mundo em justiça. Mas, Ele não julgará somente concupiscência, inveja, ciúmes, ganância, rebelião, desobediência, Ele punirá o pecado onde quer que o encontre. Se você é filho ou filha de Adão, foi achado pecado no seu coração. “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo de imundícia,” “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Minha é a vingança, diz o Senhor.” (Isaías 64:6, Hebreus 10:30-3l). Veja que Paulo poderia ter obtido uma decisão de Félix. Bastava que ele tivesse dito: “Dê-me a sua mão. Decida-se por Cristo agora.” Teria sido uma falsa conversão. Félix não era penitente. Ele disse: “Siga o seu caminho; em tempo oportuno, mandarei chamá-lo.” Félix era impenitente. Não era um pecador ansioso. Ele era aberto, mas não estava ansioso por ser salvo – e devemos perceber essa linha divisória. Ele estava aberto para o evangelho, mas não estava ansioso: ele não queria se apartar dos pecados. Paulo talvez foi embora daquela corte dizendo: “O que eu fiz de bom Senhor? Quero dizer, argumentei com ele sobre pecado, justiça e julgamento. O que fiz de bom?” Veja que a Bíblia diz: “Félix tremeu.” Talvez Paulo não tenha o visto tremendo. Talvez tenha sido um tremor do coração, ou na mão, ou nos lábios – não sei. Talvez Paulo estivesse a certa distância dele. Mas, Deus é fiel. E quando você evangeliza alguém, talvez você os veja tremerem fisicamente debaixo do peso da Lei. Eu já vi. Alguns talvez digam: “Vá embora. Quando eu quiser, eu chamo você.” Mas, não desanime quando estiver evangelizando. Deus é fiel para regar a Sua Palavra. Algum tempo atrás eu estava de pé onde prego. Um jovem chegou perto de mim e disse: “Você se lembra de mim?” Eu disse: “Não tenho certeza.” Ele disse: “Há dois anos, durante um encontro, você chegou a mim e me disse algumas coisas duras.” Eu não consegui me lembrar do que ele estava falando. Provavelmente eu havia falado sobre a Lei de Deus para ele. Mas ele disse: “Demorou um ano, mas agora, eu sou Cristão.” Ele disse: “Muito obrigado.” Deus é fiel: Ele dará o crescimento. Seja fiel para o chamado e apresente todo o conselho de Deus e fique livre do sangue de todos os homens. Assim, temos visto os princípios: Relacionar, Criar, Convencer. Se alguém está sob convicção, devemos saber como revelar Cristo ao indivíduo. A Bíblia diz que Jesus falou assim à mulher penitente, quando ela perguntou sobre o Messias: “Eu que vos falo sou Ele.” “Cristo nos redimiu da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós!” Quando alguém treme debaixo do peso da Lei, diga-lhe que Cristo nos redimiu da maldição da Lei, fazendo- ___________________ Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br se maldição por nós. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito” (João 3:16). Certa vez, eu estava em um avião. Uma mulher estava sentada ao meu lado, então eu comecei a conversar de maneira natural. Eu disse: “Onde você estava?” Ela disse: “No Norte.” “O que você anda fazendo lá ultimamente?” Ela disse: “Bom, estive esquiando. Então em dez minutos nos relacionamos um com o outro falando sobre esqui e pernas quebradas, surfe e outras coisas. E a conversa fluía em um nível natural. Ela disse: “Em que você trabalha?” Eu disse: “Escrevo livros cristãos. Você teve uma formação Cristã?” Ela respondeu: “Sim, anglicana.” Eu disse: “Você vê a sua necessidade do perdão de Deus? “Ela disse: “Particularmente, não.” Então, contei para ela uma história que achava poderosa. Eu disse: “Bom, uma garota estava olhando uma ovelha comer grama. Ela pensou: Aquela ovelha não parece branca comparada à grama? Então começou a nevar. E então a garota disse: Aquela ovelha não parece suja comparada à neve? Era a mesma ovelha, em um diferente cenário. Agora se você e eu nos compararmos pelos padrões humanos, nos acharemos razoavelmente limpos. Mesmo porque, em nossa análise, há muitas pessoas piores do que nós. Minha vida comparado a de Adolf Hitler faz com que eu me veja puro e limpo. Mas, no Dia do Julgamento, Deus usará a justiça de Sua Lei como pano de fundo alvo como a neve. “E quando você usa a Lei de Deus para se comparar, você vê que não é tão limpa como pensou que fosse.” Assim, eu a conduzi através da Lei de Deus. Mostrei-lhe a essência da Lei de Deus. Que Deus requer verdade no interior. Ela disse: “Olha, isso é o que venho fazendo: medindo a mim mesma pelos padrões dos homens.” Ela disse: “O que devo fazer?” Então, eu falei-lhe sobre a cruz. Ela ficou com os olhos cheios de lágrimas e tive o prazer de conduzi-la a render-se ao Senhor Jesus enquanto o avião aterrisava. Perguntei-lhe: “Você tem Bíblia?” Ela respondeu: “Sim, tenho uma em casa.” Eu disse: “Você conhece algum cristão?” Ela disse: “Sim. Alguém estava falando comigo sobre esse assunto no trabalho.” Glória à Deus! Alguém já estava semeando. Eu tive o prazer de colher. Aquele que planta é nada e aquele que colhe é nada, mas é Deus que dá o crescimento. Glória a Deus! Bem, voltando às Escrituras, João 4. Percebam as palavras de Jesus. João 4:35: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que vos digo: Levantai os vossos olhos, e vedes as terras, que já estão brancas para a ceifa.” Ouça as palavras do filho de Deus. Ele disse: “Levantai os vossos olhos, e vedes as terras.” Ele disse: “Levantai os vossos olhos! Eis que vos falo: “Levantai os vossos olhos, e vedes as terras, que já estão brancas para a ceifa.” Esta nação está pronta para o reavivamento de acordo com Jesus Cristo. Não é preciso esperar que haja um colapso econômico. Não temos que esperar por esse tipo de coisa. Percebam que o problema não é com as terras, o problema está com os trabalhadores. Temos fracassado pela ignorância de não pegarmos a foice da Lei de Deus e colher os corações dos homens. Enfim, o problema não está nos campos, mas com os trabalhadores. Eu estava em Sacramento, numa conferência. Na quinta à tarde, disseram-nos para sairmos e evangelizarmos. Então, alguns de nós saíram. Estava quente, 31 graus centígrados e fomos para perto do rio, e lá se encontrava um casal soprando para encher um barco inflável do tamanho do navio Queen Mary – hipérbole – e disse a eles: Querem ajuda? Querem um pouco do meu ar?” Eles disseram: “Claro.” Então, preparei meus pulmões e comecei a soprar e soprar, e comecei a me relacionar com aquelas pessoas. Depois de uns 20 minutos, conseguimos terminar. Aí eles disseram: “Que sotaque é esse? De onde você é? O ___________________ Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br que faz por aqui?” Eu disse: “Estou participando de um seminário cristão logo ali.” Eles disseram: “Ah! Claro.” Eu disse: “Você teve formação cristã?” O homem disse: “Ah! Sim. E um dia verei a necessidade de voltar a Deus.” Ele disse: “Quando vir a minha necessidade, darei minha vida novamente a Ele.” Então, eu o peguei nisso. “Quando ‘vir’ a sua necessidade?”, disse a ele. Então, o conduzi à Lei de Deus, a essência da Lei de Deus, pela qual Deus requer verdade no interior. Pratica a lascívia? Você é um adúltero, odeie e você é um assassino, diga uma mentira, e você será um mentiroso caminhando em direção ao Lago de Fogo. Disse a ele: “Se Deus fosse julgá-lo por esse padrão – pureza, santidade nos pensamentos, palavra e atitudes – você seria inocente ou culpado?” Ele disse: “Culpado.” “Céu ou Inferno?” Ele pensou por 20 segundos e, então, disse: “Inferno.” Disse-lhe então: “Agora você vê a sua necessidade de entregar sua vida a Deus?” Ele disse: “Sim, senhor.” Eu virei para a mulher dele e disse: “Você vê a sua necessidade do perdão de Deus?” Ela disse: “Sim, eu vejo.” “Você quer entregar a sua vida para Jesus Cristo hoje?” Ela disse: “Sim, senhor.” Eu tive o prazer de orar com eles. Minha confiança foi que não apelei para a emoção deles, mas para seu livro-arbítrio e consciência. O motivo deles foi puro: fugir da ira vindoura. Em outra ocasião, eu estava viajando de avião e ao meu lado ia uma senhora das Ilhas Fiji. Ela tinha cabelos pretos armados no estilo que usam em Fiji, então me virei para ela e disse: “Você é de Fiji?” Ela disse: “Sim,” “Palavra de Conhecimento” (gargalhadas na platéia) Perguntei-lhe: “Como é a cultura em Fiji?” Então, falamos sobre a cultura de Fiji, e fui me relacionando com ela no nível natural por uns cinco minutos. “Tem alguma igreja cristã em Fiji?” “Sim, algumas.” Então, perguntei: “Você teve uma formação cristã?” Ela disse: “Tradicional.” Eu disse: “Você vê a sua necessidade do perdão de Deus?” Ela disse: “Não.” Então, eu a conduzi através da Lei de Deus, e sem nenhuma provocação da minha parte, ela colocou os dedos nos lábios e disse: “Eu sou uma pecadora.” Outra vez, tive o prazer de conduzi-la a Jesus Cristo. Aquele que planta é nada, aquele que colhe é nada, mas é Deus é quem dá o crescimento. Ouçam só o que diz esta carta que recebi de um pastor. Eu havia falado com ele ao telefone por uns 20 minutos a respeito do uso da Lei. Ele escreveu: “No domingo à noite, incluí algumas das demandas da Lei em minha mensagem, e diria que foi a primeira vez que fiz isso. Nunca havia feito tal coisa. No final do culto, dois homens vieram à frente para entregar a vida para Jesus. Perguntei o porquê de eles estarem ali e um deles me disse: ‘Eu violei a Lei de Deus.’ Isso realmente me emocionou e confirmou no meu coração a correção da pregação da Lei de Deus. Quando ele disse isso foi como se Deus tivesse dito. Você está na pista certa.” A Lei funciona e – ouçam com cuidado – Satanás odeia isso, porque cura o cristão da doença da frustração evangélica: vive correndo em círculos em um processo cada vez mais decadente. Essa cura ocorre por que este conhecimento coloca uma foice afiada em suas mãos, transformando-o em um ativo trabalhador para o reino de Deus. Agora, se as estatísticas forem mesmo verdade, somente se retêm 10% do que se ouve em seminários como este. Isso sem levar em conta que esta é uma estatística secular, ou seja, você provavelmente esquecerá 90% do que ouviu, isto sem Satanás jogar as sementes dele. Agora, como eu já tinha dito, nosso ministério é sem fins lucrativos, tudo o que arrecadamos é investido para fornecer material sobre evangelismo a baixo custo para o corpo de Cristo. A ___________________ Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br razão pela qual encorajamos a aquisição dos livros e áudios – a preços baixos – é para que você ouça mais de uma vez e se familiarize com o uso da Lei de Deus. Certo pastor me telefonou e disse: “Eu tive que orar por umas duas semanas para que isso entrasse no meu espírito. Já fazia longo tempo que me sentia estagnado em relação ao evangelismo. Todas as vezes que saía para evangelizar, eu entrava em uma linha de evangelismo humanista.” Veja bem, você pode ir embora agora e sair dizendo: “Sabe, eu entendi. ‘A Lei do Senhor é perfeita na conversão da alma!’ ‘Pela Lei vem o conhecimento do pecado.’ ‘Paulo disse: Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei.’ ‘A Lei serviu de aio para nos conduzir a Cristo.’ ‘A Lei é boa se alguém a usa legitimamente para o propósito ao qual foi designada.’ Eu entendi! Eu entendi!” E, aí, na próxima vez que encontra um perdido, você vira para ele e diz: “Você nunca achará verdadeira paz até que aceite Jesus Cristo.” Há certos hábitos que são difíceis de vencer. Santos, precisamos ser reprogramados. Segure firme o computador que é a sua mente e diga ao Senhor: “Ó, Deus, muda todos os meus pensamentos para que eu volte ao fundamento e maneira bíblicos de enxergar os pecadores e que possa ajudar a conduzi-los a chegarem a Cristo com conhecimento do pecado e arrependimento genuínos. Que eles possam chegar à verdadeira e genuína contrição, e sejam tirados da escuridão e transportados para dentro da gloriosa luz.” Ah, Santos, faça disso o seu principal objeto de oração até que o uso da Lei para trazer o conhecimento do pecado se torne algo tão natural quanto amar a Deus. Amém!

Mensagem traduzida do original em inglês para o português do Brasil entre fevereiro e maio de 2006. Texto original disponível em www.LivingWaters.com / www.EvangelismoBiblico.com.br

Calendário Judaico

HISTÓRIA DO CALENDÁRIO JUDAICO

O calendário judaico, diferentemente do gregoriano, é baseado no movimento lunar. Onde cada mês se inicia com a lua nova (quando é possivel visualizar o primeiro reflexo de luz sobre a superfície lunar. Antigamente o calendário era determinado simplesmente por observação.

O grande problema com o calendário lunar é que se compararmos com o calendário gregoriano, temos em um ano solar 12,4 meses lunares, o que ocorre uma diferença a cada ano de aproximadamente 11 dias, para compensar esta diferença, a cada ciclo de 19 anos acrescenta-se um mês inteiro (Adar II).São acrescidos no terceiro, sexto, oitavo, décimo-primeiro, décimo-quarto, décimo-sétimo e décimo-nono anos desse ciclo.

Início da contagem

O ínício da contagem do calendário judaico se refere à criação do mundo.

OS MESES DO CALENDÁRIO JUDAICO

O primeiro mês do calendário judaico é o mês de Nissan, quando temos a comemoração de Pessach. Entretanto,

o ano novo judaico ocorre em Tishrei (quando é acrescentado um número ao ano anterior).

MÊS                DURAÇÃO    EQUIVALENTE GREGORIANO

Nissan             30 dias             Março-Abril

Iyar                  29 dias             Abril-Maio

Sivan               30 dias             Maio-Junho

Tammuz                       29 dias             Junho-Julho

Av                   30 dias             Julho-Agosto

Elul                  29 dias             Agosto-Setembro

Tishrei              30 dias             Setembro-Outubro

Heshvan                      29/30 dias        Outubro-Novembro

Kislev              30/29 dias          Novembro-Dezembro

Tevet               29 dias             Dezembro-Janeiro

Shevat             30 dias             Janeiro-Fevereiro

Adar                29/30 dias         Fevereiro-Março

Adar II            29 dias              Março-Abril